Desembargadora fecha Agosto Lilás com palestra para vítimas de violência doméstica

Organizada pelo Iapen, a ação encerra as atividades da campanha nacional Agosto Lilás, cujos discursos tiveram em comum o clamor pelo fim da violência contra a mulher

A decana da Corte Acreana, e coordenadora Estadual das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Comsiv), desembargadora Eva Evangelista, encerrou as atividades referentes a campanha Agosto Lilás, ministrando palestra para vitimas de violência doméstica, na tarde desta terça-feira, 31 de agosto, no auditório do Palácio da Justiça.

A atividade, organizada pelo Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), teve como principal público as mulheres monitoradas por tornozeleira eletrônica e as que são atendidas pelo botão do pânico, mas que tem em comum o histórico de violência doméstica e familiar. Além das palestras, também tiveram orientações com psicóloga e assistente social.

Também estiveram presentes o presidente do Iapen, Arlenilson Cunha, diretor na Unidade de Monitoramento Eletrônico de Preso (Umep) do Iapen,  Alysson Rodrigues, e do Chefe da Divisão de Controle e Execução Penal Marcelo Lopes, além de servidores do sistema prisional acreano.

A desembargadora Eva Evangelista ponderou sobre a força das mulheres e fez um chamamento para que todos e todas, bradem pelo fim da violência doméstica. “Quanta dificuldade até a mulher vítima de violência tomar a decisão de romper o ciclo de violência. Vocês, mulheres, são dotadas de coragem, coragem de se reinventar, coragem do empoderamento, enquanto consciência de direitos e deveres, e é dessa coragem que precisamos dizer basta de violência contras as mulheres”, finalizou.  

O diretor do Iapen, Arlenilson Cunha encorajou as presentes e falou da importância delas em denunciar. “Inicio minha fala dizendo ‘não se cale!’. É importante o envolvimento de todos as instituições e dos poderes, mas as mulheres são as principais atrizes nesse processo. Não se pode ter a permissividade ao ponto de ficarem caladas”, concluiu.  

A ação foi finalizada com a distribuição de brindes e o sorteio de um procedimento estético.

Elisson Nogueira Magalhaes | Comunicação TJAC