TJAC realiza ação de saúde aos servidores voltada a correção postural

A ação representa a retomada das ações presenciais de cuidado com a saúde dos servidores e também seguirá para outras unidades judiciais.

O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) retomou desde o dia 9 de agosto, ao o trabalho presencial utilizando 80% dos servidores e magistrados, conforme Portaria Conjunta Nº 35/2021, assinada pela presidente do TJAC, desembargadora Waldirene Cordeiro, e pelo corregedor-geral de Justiça, desembargador Élcio Mendes.

O retorno gradual das atividades presenciais observa critérios conforme avaliação realizada pelo Comitê das Atividades Presenciais (Corap). Entre as medidas, a vacinação com a 2ª dose ou a dose única do imunizante contra a COVID-19 ao público interno.

É fato que mesmo com o avanço da vacinação, a pandemia não acabou e os cuidados continuam. Seguindo todos os protocolos de segurança estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde, o TJAC por meio da sua Gerência de Qualidade de Vida (Gevid), com apoio da FisioEda, empresa que desenvolve ações preventivas na área de saúde, retomou as atividades presenciais de cuidado com a saúde dos servidores e magistrados.

A presidente do TJAC, desembargadora Waldirene Cordeiro, esteve no local cumprimento os participantes e reforçando os cuidados que todos devem ter com a saúde. Na ocasião, a desembargadora-presidente conheceu a funcionalidade dos equipamentos utilizados e o objetivo de cada um.

 

A enfermeira Alessandra Araújo afirma que mesmo com a imunização, a atenção as medidas sanitárias são fundamentais. “A pandemia não acabou e apesar de muita gente já ter recebido a vacina, mas ainda devemos manter os cuidados de distanciamento, uso do álcool e máscara, porque previne a contaminação e reforça a segurança e o cuidado com a gente e com o outro”, finalizou.

Grande parte dos servidores que retomaram as atividades presenciais exerceram o trabalho no modo home office. Desta forma, a postura tanto em casa quando no local de trabalho é fundamental para o seu bom rendimento.

Nesta quarta-feira, 18, no átrio da sede do TJAC, servidores e colaboradores puderam receber massagens e dicas de correção postural, além de serviços de aferição de pressão arterial e teste de glicemia.

Núbia Nunes, lotada na Gerência de Finanças e Informação de Custos, utilizou o serviço de massagem e aferiu a pressão arterial. A servidora parabenizou a iniciativa, “acho muito importante o Tribunal de Justiça oferecer aos servidores programa pra combater estresse e informações sobre a correta postura corporal, porque um servidor saudável, a instituição só tem a ganhar”.

O representante da FisioEda Leonardo Macedo destaca os benefícios da massagem principalmente aqueles que trabalharam em home office. “Cuidar da postura e da saúde, aumenta a nossa qualidade de vida e a massagem é importante para estimular circulação sanguínea, com efeito analgésico, anti-inflamatório e relaxante”.

A gerente da Gevid, Milene Moura avaliou a ação de forma positiva. “Estamos muito felizes em realização mais essa ação, proporcionando bem estar ao servidor, com certeza, irá melhorar a produtividade, a qualidade de vida, bem estar no trabalho”.

O coordenador do Comitê Gestor Local de Atenção à Saúde, desembargador Luís Camolez destacou a importância da ação que refletirá na prestação de serviços jurisdicionais. “Nessa ação, com os funcionários retornando ao nosso Tribunal e paras as unidades, é muito importante para o serviço de prestação jurisdicional. Que os servidores possam reconhecer nesse trabalho sobre a necessidade de uma postura adequada, e que não podemos ter vida sedentária”  

A ação continua em outras unidades judiciárias, sempre das 8h às 14h, conforme o cronograma divulgado nos seguintes dias e locais:

Sede do TJAC – 18 e 19 de agosto
Cidade da Justiça – Juizados Especiais – 23 a 24 de agosto
Cidade da Justiça – Fórum Criminal – 25 e 26 de agosto
Fórum Barão do Rio Branco – 27 de agosto

 

Elisson Nogueira Magalhaes | Comunicação TJAC