Balcão Virtual segue em fluxo crescente nos atendimentos da Justiça do Acre

Para conversar por videochamada com servidor ou servidora das unidades judiciárias do estado, basta clicar no banner no topo do site do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), procurar a unidade desejada e entrar na sala virtual de atendimento

Instituído no início deste ano, o Balcão Virtual está funcionando nas unidades judiciárias do Acre, fornecendo atendimentos e orientações com a mediação da internet. O serviço é feito pela ferramenta do Google Meet, das 9h às 18h, e as pessoas que desejam conversar com algum servidor ou servidora por videochamada só precisam clicar no link da sala virtual referente a Comarca desejada e aguardar o atendimento.

São mais de 70 salas virtuais, distribuídas entre as unidades cíveis e criminais das comarcas do estado. Para acessar a lista com os links de todas essas salas basta clicar no banner na página inicial do site do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) e buscar a vara ou juizado no qual deseja atendimento.

Para o servidor Sávio Pacíficio, que tem realizado os atendimentos no Balcão Virtual da Vara de Proteção à Mulher da Comarca de Rio Branco, a ferramenta é importante, pois, possibilita um contato mais próximo neste momento da pandemia, que os serviços presenciais estão suspensos para as unidades judiciárias.

“Os atendimentos estão seguindo um fluxo crescente, mas dentro de um processo que me parece lento , talvez pela tecnologia que alguns ainda não tem familiaridade, mas certamente melhorou a qualidade nos atendimentos. E ressalto, que em meio a esse distanciamento presencial é importante manter um mínimo de contato humano que só é possível ao meu ver por um atendimento online aonde haja pelo menos a voz (que passe uma comunicação mais clara e calorosa, humanamente )”, disse Pacífico.

Atendimentos

Os atendimentos são feitos respeitando a ordem de chegada e garantem que, mesmo com o distanciamento, ocasionado pelo crescimento da pandemia da COVID-19, as pessoas recebam as informações e orientações necessárias. Desde o início de março, o Estado está classificado com risco mais alto, bandeira vermelha.

Além disso, são ofertados outros canais de atendimentos virtuais, com telefones, celulares, email e WhatsApp de todas as unidades, inclusive, dos setores administrativos do TJAC.

Como acessar?

Para ser atendido basta clicar no link da sala virtual da unidade desejada, preencher seu nome e apertar o botão “pedir para participar”. A entrada na sala virtual será autorizada e você poderá conversar por meio de vídeochamada com o servidor da unidade.

O uso do balcão virtual não requer que você esteja conectado em seu email, mas estiver conectada na conta Gmail não será solicitado a inserção do nome, pois, o nome que aparecerá é o que está informado no seu email.

Emanuelly Falqueto | Comunicação TJAC