GEVID comemora ações de sucesso, mesmo com pandemia

Nesse mês de julho, o foco é a campanha de testagem para identificação de vírus causadores de hepatites em servidores e servidoras, magistrados e magistradas; ações da Gerência de Qualidade de Vida, no entanto, vão bem além

A Gerência de Qualidade de Vida do Tribunal de Justiça do Acre realiza durante todo mês de julho testes rápidos para as hepatites B e C, dois dos tipos mais graves da doença. Também estão sendo disponibilizados testes para sífilis e HIV, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco (SEMSA).

A ação faz parte da campanha Julho Amarelo, de conscientização das hepatites e suas formas de transmissão, bem como dos malefícios decorrentes da doença, que literalmente tiram a qualidade de vida dos pacientes e terminam várias vezes, infelizmente, em uma cirrose ou outro tipo de câncer no fígado.

Mas as atividades da GEVID têm ido muito além da disponibilização de testes rápidos aos servidores e servidoras, magistrados e magistradas, e dependentes, como explica a gerente de qualidade de vida, Milene Moura.

Durante os últimos meses, mesmo com os limites impostos pela pandemia, foram realizadas campanhas de vacinação contra a gripe (H1N1) e contra a covid-19, palestras por videoconferências, nas quais foram tratados assuntos variados como saúde mental no trabalho de home office, depressão, os perigos da hipertensão e os procedimentos adotados em casos de emergência e urgência em pessoas com a pressão arterial alterada, entre outras ou mesmo como se planejar para a sua aposentadoria.

Além disso, ela explica, o público interno do TJAC pode realizar consultas clínicas com o Dr. Fabrício Lemos, que é médico da família e atende a uma grande gama de casos, uma peculiaridade da especialização.

 

.

 

Nesta terça-feira, 13, novamente haverá vacinação por sistema de drive-thru contra a gripe H1N1, uma forma perigosa da doença com possibilidade de óbito, caso não tratada precoce e adequadamente. Alguns chamam a H1N1 de “supergripe”, pela diferença na intensidade dos sintomas em relação a uma gripe comum. A doença representa um perigo maior para crianças e idosos.

De acordo com a GEVID, será realizada ainda nova rodada de vacinação contra à covid-19 no Centro Médico do TJAC, também por drive-thru. A ação, que ainda não teve a data divulgada, deverá obedecer o mesmo critério de idade estabelecido pela SEMSA para o restante da população. Dependentes também podem ser vacinados, desde que estejam na faixa etária estipulada.

“A gente está muito feliz. Essa é a primeira vez que o TJ realiza essa campanha de conscientização quanto às hepatites virais, que é o Julho Amarelo. Junto à SEMSA (Secretaria Municipal de Saúde) nós conseguimos testes de hepatites B, C, além de HIV e sífilis. E nós estamos tendo uma adesão muito grande dos servidores, não só nessa, mas em várias outras ações. Somente nos três primeiros dias de ação, mais de 150 pessoas foram atendidas. E nós vamos continuar com os testes durante todo o mês de julho e, claro, com todas outras ações que nós temos realizado, sempre tendo como objetivo a qualidade de vida de todo corpo funcional do Poder Judiciário”, disse a gerente de qualidade de vida do TJAC.

Julho Amarelo: conscientização e ciência a favor da vida

Falando sobre a campanha Julho Amarelo, Milene Moura destacou importância das testagens periódicas para se obter um diagnóstico precoce e, por consequência, dar início o mais cedo possível a um tratamento médico, em caso de doença.

“Todos nós precisamos nos testar. É algo que nós temos que diagnosticar cedo. É a importância do diagnóstico precoce. Porque, se deixar, pode virar uma cirrose, um câncer. Então é importante sempre os servidores estarem realizando esses testes”.

Sobre as hepatites virais

Você sabia que as hepatites são uma das principais causas de morte por doenças infecciosas no Brasil, atingindo principalmente indivíduos do sexo masculino que utilizam álcool e outras substâncias? Mas o que nem todos sabem é se estão infectados ou não pelo vírus da hepatite e, talvez, até mesmo contaminando seus entes queridos.

 

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.