TJAC realiza Aula Inaugural com o tema “Gestão com Empatia e Motivação”

Objetivo da atividade é preparar, formar e capacitar não apenas magistrados, mas também os servidores, para uma gestão mais humanística e com maior afeto.

A Aula Inaugural “Gestão com Empatia e Motivação” demarcou oficialmente o início das atividades da Escola do Poder Judiciário (Esjud) neste ano de 2021. O evento foi promovido virtualmente e contou com a participação a juíza federal Ana Cristina, do TRF4/RS.

O evento contou com diversas autoridades tanto do Tribunal de Justiça do Acre, Ministério Público do Estado do Acre, Ordem dos Advogados do Brasil quanto representantes de outras instituições que entregam o sistema de justiça.

“O olhar para com o outro é algo significativo. O assunto é propício para essa fase difícil em que estamos vivenciando em nosso estado com toda essa crise já conhecida nacionalmente. Esta aula revela o compromisso do Tribunal de Justiça do Acre com o aperfeiçoamento contínuo de magistrados e servidores, na busca por uma prestação de serviços mais ágil e eficiente”, disse a presidente do TJAC, desembargadora Waldirene Cordeiro.

O objetivo da atividade é preparar, formar e capacitar não apenas magistrados, mas também os servidores, para uma gestão mais humanística e com maior afeto.

Em uma fala de agradecimento a todos os partícipes, a diretora da Esjud, desembargadora Regina Ferrari, enfatizou que a abordagem do tema leva em consideração que as práticas de gestão precisam ser continuamente aperfeiçoadas, não apenas lançando mão de novos modelos estruturais, mas principalmente na perspectiva humanizada.

“Pretendemos formar nossos alunos no desenvolvimento de competências para o seu crescimento pessoal e profissional, contribuindo para que o Poder Judiciário alcance sua missão institucional. Estejamos todos abertos às janelas dos novos saberes, para que floresçam novas ideias, os bons debates e as melhores experiências”, disse a desembargadora destacando ser a terceira mulher mulher a ocupar o cargo de diretora da Esjud, já ocupado pelas desembargadoras Eva Evangelista e Miracele Borges.

Três tipos de empatia

Ao iniciar a apresentação, a facilitadora Ana Cristina apresentou sobre os três tipos de empatia: a cognitiva, emocional e preocupação empática.

Segundo a explicação da juíza, a cognitiva entende como o outro pensa, a perspectiva, os modelos mentais, o que significa que a comunicação entre esses indivíduos será muito mais eficiente. Na emocional, entende como o outro se sente, se identificar com a emoção do outro e a preocupação empática, não apenas entende como o outro pensa, ou como o outro se sente, mas de fato se preocupa com o próximo, sendo um forte construtor de relacionamentos.

A facilitadora agradeceu aos participantes e desejou êxito aos membros da recém-gestão.

Currículo resumido

Ana Cristina Monteiro de Andrade Silva foi servidora da Justiça Federal do Rio Grande do Sul de 1993 a 2000, sendo atualmente juíza federal da 1ª Vara Federal de Joaçaba. É graduada em Direito pela UFRGS; Mestre em Direito do Estado pela PUC/RS e professora do curso de Pós-Graduação em Direito Previdenciário da Unoesc. Formada em Coach e Master Coach, com certificação internacional pela Global Accreditacion Board for Coaching, ministrado pela PhD em Filosofia Dulce Magalhães em 2014 e 2016.

É formadora da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) nos cursos presenciais de Formação de Formadores, nos módulos de Formação Inicial com o tema Gestão de Pessoas junto aos Tribunais Estaduais e Federais. Tutora nos cursos online da Enfam com a temática Gestão de Pessoas no Poder Judiciário. Tutora nos cursos online da Escola Nacional da Justiça Militar da União (Enajum) com a temática Gestão de Pessoas no Poder Judiciário para os juízes militares da União. Facilitadora em cursos de Gestão de Pessoas para tribunais estaduais, federais e trabalhistas de todo país. Doutora em Business Administration pela Florida Christian University (FCU) em 2018. Autora do livro Gestão de Pessoas no Setor Público e protagonista do Instagram @anacristinagestao.

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.