Desembargadora Eva Evangelista participa do 2º Workshop Internacional de Acesso à Justiça

Intuito é desenvolver e aprimorar estratégias/planos de ação para superar os desafios enfrentados na denúncia, investigação e resolutividade de casos de violência doméstica.

A desembargadora Eva Evangelista participou em Fortaleza, no idílico Estado do Ceará, do 2º Workshop Internacional de Acesso à Justiça, do “Programa Respostas Eficazes à Violência contra a Mulher”.

O evento reuniu especialistas de diversas áreas que compõem o sistema de Justiça dos estados do Acre, Ceará, João Pessoa, Paraíba, Rio Grande do Norte, Roraima e São Paulo.

A atividade resultou em um curso multidisciplinar de treinamento, aperfeiçoamento e assistência técnica, promovido pelo Instituto Avon e pela organização norte-americana de direitos humanos Vital Voices, voltado para magistradas, promotoras, defensoras, agentes policiais e organizações sociais. Também foram incluídas entidades governamentais de mulheres, selecionadas e focadas em enfrentar de forma coordenada essa problemática nacional.

Coordenadora Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, a desembargadora assinalou qual é a contribuição desse tipo de iniciativa no tocante aos trabalhos executados no Acre. “Muito relevante, vez que promove a troca de informações e experiências, principalmente pelo caráter interdisciplinar, com a reunião de membros do Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria, polícias, etc. Ao compartilharmos ideias e realidades, conseguimos avançar no sentido de uniformizar a metodologia de trabalho, e fortalecer as nossas ações”, disse.

A decana da Corte de Justiça Acreana considerou ainda que o principal desafio é humanizar o atendimento à mulher que é vítima de violência.

Realizado nos dias 10 e 12 de julho, o Workshop promoveu vários debates, com o propósito de desenvolver e aprimorar estratégias e planos de ação coordenados para superar os desafios enfrentados na denúncia, investigação e resolutividade de casos de violência doméstica.

Essa foi a terceira edição do evento no Brasil, que já ocorreu neste ano de 2017 em São Paulo e Brasília. O 1º Workshop Internacional de Acesso à Justiça do Programa “Respostas Eficazes à Violência Contra a Mulher” foi promovido em 2015, em São Paulo. A ideia é oferecer treinamento a servidores envolvidos com o suporte às mulheres vítimas de violência.

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.