Desembargador Roberto Barros é homenageado com aposição de retrato na Galeria de Presidentes do TJAC

Solenidade prestigiada por membros da Corte de Justiça Acreana demarcou o registro histórico do 25º presidente da história do Tribunal de Justiça Acreano.

O desembargador Roberto Barros foi homenageado nesta quarta-feira (11) com a aposição de seu retrato na Galeria de Presidentes do Tribunal de Justiça do Acre. A solenidade foi conduzida pela desembargadora Cezarinete Angelim, e prestigiada pelos membros da Corte de Justiça Acreana.

aposicao_quadro_des_barros_tjac_10

Também estiveram presentes a vice-governadora Nazaré Araújo, representando o Governo do Acre; a procuradora de Justiça Patrícia Rêgo, representando o Ministério Público Estadual; a corregedora geral da Procuradoria Geral da Justiça (PGE), Sárvia Silvana; a juíza-auxiliar da Presidência, Mirla Regina; o juiz de Direito Raimundo Nonato; servidores do Poder Judiciário e também do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e, não menos importante, familiares e amigos.

O ato de descerramento do retrato (do artista plástico Jorge Rivasplata) foi conduzido pela presidente do TJAC, ao lado do homenageado, da sua mãe, Guiomar dos Santos, do seu pai, Durval Simões dos Santos, e de sua esposa, Dianna Barros.

aposicao_quadro_des_barros_tjac_3

Em seguida, Roberto Barros discursou, visivelmente emocionado pelo ato, que materializa o tempo em que esteve à frente do Tribunal de Justiça Acreano. “É muito difícil falar, fico muito agradecido a todos quantos contribuíram para que eu chegasse até aqui. Superamos as dificuldades, cumprimos a missão de trabalhar intensamente, zelando e mantendo a honra deste Tribunal”, ressaltou.

aposicao_quadro_des_barros_tjac_5

Também fez um agradecimento especial à desembargadora Cezarinete Angelim e a todos os membros do TJAC, “pela acolhida e apoio antes, durante e depois de sua gestão”, a qual foi marcada, frisou ele, “pela harmonia das relações internas, externas e institucionais”.

aposicao_quadro_des_barros_tjac_6

O 25º presidente da história do Tribunal de Justiça Acreano se dirigiu aos membros de sua família, os quais apontou como “pilares da trajetória profissional e das conquistas”.

Ao saudar o homenageado, Cezarinete Angelim destacou a importância do colega na Instituição. “Vossa Excelência realizou um trabalho inolvidável, que está escrito nas páginas indeléveis da história deste Tribunal de Justiça, com sua juventude, coragem, brilhantismo e modernidade”, afirmou.

aposicao_quadro_des_barros_tjac_1

A presidente do TJAC, que integrou a Administração, como vice-presidente, lembrou que o desembargador conduziu a Instituição com “firmeza”, “tranquilidade” e “independência”, defendendo “os interesses da sociedade” e deixando um “Judiciário mais forte”.

aposicao_quadro_des_barros_tjac_7

Após as falas, a desembargadora-presidente procedeu com uma homenagem à mãe (Guiomard dos Santos) e esposa (Dianna Barros) do ex-presidente do TJAC, repassando-lhe às mãos um buquê de flores.

aposicao_quadro_des_barros_tjac_9

Roberto Barros foi presidente do TJAC no biênio 2013-2015, e atualmente preside o TRE-AC.

aposicao_quadro_des_barros_tjac_2

Biografia completa

Roberto Barros dos Santos nasceu em 6 de agosto de 1977, na cidade de Ruy Barbosa, na Bahia. Filho de Guiomar Barros Simões dos Santos e Durval Simões dos Santos. Tem dois irmãos – Danilo e Fredson Barros dos Santos – e é casado com Dianna Nascimento Barros.

Dos seus atuais 38 anos, 23 deles foram vividos no Acre, onde se formou em Direito, no ano de 2001, pela Universidade Federal do Acre (UFAC).

Após atuação na advocacia privada (2001-2002), ingressou na Procuradoria Geral do Estado (PGE), por meio de concurso público (2002), atuou por nove anos e seis meses na Procuradoria Geral do Estado, tendo exercido diversos cargos, inclusive o de Procurador Geral.

O desembargador possui Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Processual Civil, pela Universidade Cândido Mendes do Rio de Janeiro (2003); Curso de Especialização em Direito Público, pela Faculdade Integrada de Pernambuco (em convênio com o Centro de Estudos Jurídicos da PGE) (2008); e MBA em Gestão do Poder Judiciário, pela Fundação Getúlio Vargas – FGV/Rio (2008).

Entre outras atividades profissionais, também já exerceu o cargo de Vice-Presidente da Associação dos Procuradores do Estado (2007), Secretário Estadual do Núcleo IBAP/Acre (2006-2008), Membro da Comissão de Obras e Patrimônio da OAB/AC (2007-2009), e atuou como professor da Escola Superior da Magistratura do Acre (2004) e da Escola do Ministério Público do Estado (2004).

Assumiu o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Acre em 7 de outubro de 2011, tornando-se membro da Câmara Cível. No TJAC exerceu a Coordenação dos Juizados Especiais do Estado, ao passo que no Tribunal Regional Eleitoral exerceu os cargos de vice-presidente e corregedor eleitoral no biênio 2011-2013.

Em fevereiro de 2013 tomou posse como presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Acre para o Biênio até 2015, tornando-se o vigésimo quinto Chefe do Poder Judiciário Acreano, razão pela qual lhe foi prestada a homenagem.

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.