Palácio da Justiça integra a programação da 9ª Semana de Museus

Em celebração ao Dia Internacional dos Museus, comemorado em 18 de maio, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) promove eventos em todo o país, em parceria com diversas instituições. Integrando a mobilização nacional, o Palácio da Justiça – Centro Cultural do Tribunal de Justiça do Acre oferece ao público uma programação especial, com exposições e visitas guiadas.

A Semana Nacional de Museus acontece anualmente, com uma programação composta por seminários, exposições, oficinas, espetáculos musicais, de teatro e de dança, mesas redondas, visitas guiadas, exibições de filmes e um diversificado conjunto de atividades. Em sua 9ª edição, que inicia na próxima segunda-feira (16), as ações do programa são voltadas para o tema Museu e Memória, contando com a participação de 1.009 instituições museológicas e oferecendo 3.080 eventos.

No Acre, diversos espaços culturais fazem parte da programação, nos municípios de Rio Branco e Xapuri. As atividades serão oferecidas no Museu do Xapury, Casa dos Povos da Floresta, Espaço Memória da Justiça Eleitoral, Museu da Borracha Governador Geraldo Mesquita e Museu do Palácio Rio Branco, além do Museu do Poder Judiciário do Estado do Acre.

Abraçando o tema da Semana, o Centro Cultural do TJAC rememora os 15 anos de existência do Projeto Cidadão, promovido pelo Tribunal de Justiça e responsável por levar cidadania aos lugares mais distantes do estado. Uma exposição fotográfica nos corredores do Palácio da Justiça lembra alguns dos mais marcantes atendimentos realizados pela equipe do Projeto.

Desde 1995, o Tribunal de Justiça do Acre realiza o Projeto Cidadão, em parceria com órgãos federais, estaduais, municipais e não-governamentais. Sua principal finalidade é assegurar à população de menor poder aquisitivo o direito à documentação básica, bem como o acesso rápido e gratuito aos serviços públicos da área social: saúde, educação, meio-ambiente, segurança e trabalho.

Recordando esta atuação junto à comunidade, o TJ também recorda e homenageia o artista plástico Jorfrannas (in memoriam), um de seus importantes colaboradores, que ministrava oficinas de arte durante atividades do Projeto Cidadão. Jorge Francisco do Nascimento nasceu em 1951, na cidade do Rio de Janeiro, mas foi com Rio Branco que teve um especial envolvimento, retratando em seus quadros inúmeras paisagens da cidade.

A abertura da Semana de Museus no Palácio da Justiça acontece na segunda-feira (16), às 9h. Na ocasião será exibido um vídeo do Projeto Cidadão, seguido da abertura da exposição fotográfica em memória dos seus 15 anos de existência. A mostra estará aberta ao público até o dia 21 de maio. Já os quadros do artista plástico Jorfrannas serão exibidos no período de 22 a 31 de maio.

O Palácio da Justiça fica na Rua Benjamim Constant, nº 1.128, no Centro. As exposições podem ser visitadas de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Informações e agendamento de visitas pelos telefones (68) 3211-5560 ou 3211-5561.

(Com informações do portal do Ibram)

 

 

 

 

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.