Corte de Justiça Acreana homenageia Izaura Maia

A Desembargadora Izaura Maia se despediu de seus pares, recebendo uma especial homenagem da Corte de Justiça Acreana durante sessão solene realizada na manhã desta sexta-feira (20), no Plenário do Tribunal de Justiça do Estado do Acre. Ela deixa as funções do desembargo oficialmente a partir da segunda-feira (23), quando passará a usufruir de sua aposentadoria voluntária.

O ato de aposentadoria foi publicado na edição 4.436, fl. 02, do Diário da Justiça Eletrônico do Estado da quarta-feira (18).

A solenidade ocorreu após a sessão extraordinária do Tribunal Pleno Administrativo, a última da qual Izaura Maia participou. Os tributos foram iniciados pelo Presidente do Tribunal de Justiça Acreano, Desembargador Adair Longuini, que entregou à Desembargadora uma placa alusiva à relevante contribuição que ela prestou ao Judiciário Estadual. Em seguida, o Juiz Marcelo Carvalho, Presidente da Associação dos Magistrados do Acre (ASMAC) entregou flores à homenageada, enaltecendo sua trajetória no âmbito da Judiciário Acreano.

Em seu discurso, Longuini parabenizou Izaura Maia pela sua trajetória iluminada, na vida pessoal e profissional, como advogada, como professora e, finalmente, membro da Magistratura Acreana. “A Desembargadora Izaura trouxe seus conhecimentos, compartilhou sua experiência de vida, de maneira que, sem dúvida, enriqueceu este Colegiado e este Tribunal”, declarou o Presidente.

Adair Longuini ressaltou ainda a atuação “serena, porém dura” da Desembargadora como gestora do TJAC, no biênio 2007-2009. De acordo com o Desembargador, Izaura Maia teve um papel bastante expressivo quando agiu com firmeza no relacionamento com o Poder Executivo, garantindo um melhor orçamento para o Judiciário.

Em sua despedida, Izaura Maia reafirmou ter “combatido o bom combate”. Ela agradeceu a presença de todos – família, magistratura, servidores -, e lembrou de forma especial a equipe com quem trabalhou em seu gabinete e durante seu período na Presidência. “Vocês me fizeram plenamente feliz”, afirmou. 

Voltada aos magistrados, a Desembargadora iniciou a declaração: “Vocês fazem parte da minha vida…”. Contudo, emocionada, não conseguiu concluir o discurso, sendo fortemente aplaudida por todos os presentes.

A este ato de homenagem, representando a Corte de Justiça Acreana, compareceram os Desembargadores Adair Longuini, Eva Evangelista, Miracele Lopes, Francisco Praça, Arquilau Melo e Samoel Evangelista. Além da Corte, também estiveram presentes o Juiz Marcelo Carvalho, Presidente da Associação da ASMAC; Florindo Poersch, Presidente da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil no Acre; Sammy Barbosa, Procurador-Geral do Ministério Público Estadual e Dion Nóbrega, Defensor Público Geral do Estado do Acre. A cerimônia também foi prestigiada por magistrados, familiares da Desembargadora e servidores do Tribunal de Justiça.

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

Histórico

Izaura Maia ingressou na Magistratura Acreana em outubro de 2003, ocupando vaga do quinto constitucional destinada aos advogados. Foi Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Acre no período de 2005 a 2007, quando também exerceu a Presidência da Câmara Cível do Tribunal de Justiça. Posteriormente, no biênio 2007-2009, exerceu a Presidência do TJAC. Atualmente é membro da Câmara Cível e Vice-Presidente do TRE-AC (2011-2013).

A magistrada é natural de Rio Branco (AC). Formou-se em Direito pela Universidade Federal do Acre, no ano de 1977. Cursou Mestrado na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), com tese defendida em 1983, e Especialização em Economia pela Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro (FGV-RJ); é doutoranda na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Antes de chegar à Magistratura, atuou como professora de 1º e 2º Graus no Acre; advogada, assessora jurídica e secretária geral administrativa do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia – CREA AC/RO; professora da Escola Superior da Magistratura do Estado do Acre (ESMAC); assessora jurídica da Câmara Municipal de Senador Guiomard (AC); professora e diretora do departamento de Direito da UFAC; e procuradora geral do município de Rio Branco, no período entre 1993-1996.

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.