Ciclo de Conciliações: 2ª Vara Cível realiza treinamento de conciliadores nesta segunda-feira (30)

Como parte dos preparativos para a realização do Ciclo de Conciliações da 2ª Vara Cível de Rio Branco, que acontecerá entre os dias 20 e 24 de junho deste ano, a equipe da unidade judiciária, sob comando da Juíza Maria Cezarinete Angelim, realiza nesta segunda-feira (30) o treinamento dos acadêmicos de Direito que atuarão como conciliadores durante a atividade.

O treinamento tem início às 14h30, no Espaço Cultural do Fórum Barão do Rio Branco, no Centro da cidade, e deve reunir cerca de 20 estudantes. O objetivo da ação é multiplicar conhecimentos teórico-práticos e compartilhar a vivência cotidiana da conciliação com os estudantes de Direito, além de conscientizá-los sobre a responsabilidade do conciliador em apresentar às partes os benefícios do acordo na solução de conflitos e na restauração de relações.

Ciclo de Conciliações

A conciliação é um meio alternativo de resolver disputas judiciais, em que as partes confiam a uma terceira pessoa (neutra), o conciliador, a função de aproximá-las e orientá-las na construção de um acordo. Com a conciliação, as pessoas podem solucionar sua questão judicial sem a necessidade da intervenção do juiz que, no processo comum, decide conforme a sua convicção.

Pela via tradicional, na Justiça Comum, o cidadão entra com uma ação contra outrem e aguarda o julgamento, quando o juiz proferirá a sentença – que lhe poderá ser favorável ou não. Além disso, é possível que a outra parte, insatisfeita com a sentença, recorra da decisão e entre com recursos em instâncias superiores – o que pode demorar anos a fio.

"Com mais uma edição do Ciclo de Conciliações, que há mais de dez anos são promovidos por nossa equipe no Judiciário Acreano, nosso objetivo não é apenas o fim do processo, mas a pacificação social. Pretendemos, assim, introduzir uma nova forma de pensar, uma nova cultura, em que as pessoas se convençam de que, na maior parte das vezes, podem resolver seus problemas, conflitos e litígios de uma forma fraterna, sem a necessidade da sentença do juiz", explicou a Juíza Maria Cezarinete, organizadora da atividade.

Para o Ciclo de Conciliações que se realizará entre os dias 20 e 24 de junho próximo, a 2ª Vara Cível de Rio Branco já possui uma pauta com 700 audiências de conciliação agendadas. E essa pauta de audiências permanece aberta para as partes que têm processo tramitando na unidade judiciária e quiserem participar do Ciclo para celebrar o acordo.

O procedimento de agendamento de audiência é simples: basta contatar o advogado ou defensor público responsável pela ação, ou entrar em contato direto com a unidade judiciária. Para informações, os interessados devem ligar para (68) 3211-5471 ou procurar a 2ª Vara Cível, localizada à Rua Benjamin Constant, n.º 1.165, Centro – Fórum Barão do Rio Branco.

 

 

 

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.