Nova Diretoria da ASMAC toma posse nesta sexta-feira (11)

A nova Diretoria da Associação dos Magistrados do Acre (ASMAC), eleita no dia 10 de dezembro de 2010 para o biênio 2011-2013, será empossada nesta sexta-feira (11). A solenidade de posse acontecerá às 17h, no Palácio da Justiça, no Centro de Rio Branco, e deve reunir a comunidade forense do Estado. O Presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Nelson Calandra, será o convidado especial do evento.

O Juiz Giordane de Souza Dourado, que presidiu a entidade nos últimos dois anos, fará a transmissão do cargo ao Juiz Marcelo Coelho de Carvalho. A nova Diretoria é composta ainda pelo 1º Vice-Presidente, Juiz Raimundo Nonato da Costa Maia, e 2º Vice-Presidente, Juíza Mirla Regina da Silva Cutrim.

A Secretária Geral será a Juíza Lílian Deise Braga Paiva, o Diretor Financeiro o Juiz Júnior Alberto Ribeiro, e o Diretor de Assuntos Jurídicos o Juiz Giordane de Souza Dourado. A Diretoria de Eventos será conduzida pelas Juízas Luana Cláudia de Albuquerque Campos e Ivete Tabalipa, e a Diretoria de Esporte e Lazer pelo Juiz Marcos Thadeu de Andrade Matias.

Na Assessoria da Presidência estará o Juiz Luiz Gustavo Alcalde Pinto. O Prefeito da Sede será o Juiz Luis Vitório Camolez e o Coordenador do Interior o Juiz Alesson José Santos Braz.

O Novo Presidente

  

O Juiz de Direito Marcelo Coelho de Carvalho nasceu em Rio Branco, em 9 de outubro de 1971. Formou-se em Direito pela Universidade Federal do Acre no ano de 1993. Antes de ingressar na Magistratura Acreana, foi servidor da Justiça Federal (1993-1995) e do Ministério Público Federal (1997).  Tomou posse no cargo de Juiz de Direito do TJAC em 15 de agosto de 1997. Possui MBA em Poder Judiciário (ESMAC / FGV-RJ 2009).

Atuou como juiz titular da Comarca de Feijó e da 2ª Vara Cível de Cruzeiro do Sul. Na Comarca de Rio Branco, como titular da Vara de Execuções Penais e Central de Penas Alternativas e da Vara do Tribunal do Júri. Desde janeiro de 2009, é titular da 4ª Vara Cível de Rio Branco.

No âmbito da Justiça Eleitoral, atuou como Juiz Eleitoral da 4ª Zona Eleitoral (Feijó), no período de 1998 a 2001, e da 1ª Zona Eleitoral (Capital), de 2008 a 2009.

Também foi Membro da 2ª Turma Recursal dos Juizados Especiais do Estado do Acre, entre os anos de 2004 e 2007, tendo exercido a Presidência do Órgão em 2007; e Membro da Comissão Nacional de Apoio às Penas e Medidas Alternativas (CONAPA), órgão consultivo do Ministério da Justiça, no período de 2006 a 2008.

Exerceu a Vice-Presidência da ASMAC nos biênios 2007-2009 e 2009-2011.

Histórico

A ASMAC foi fundada no dia 8 de dezembro do ano de 1.979, pelos magistrados Jorge Araken Faria da Silva, Jader Barros Eiras, Miracele de Souza Lopes Borges, Lourival Marques de Oliveira, Jurandyr Rodrigues da Silva e Minervino Bezerra de Farias.

A Assembléia de Fundação foi presidida pelo Desembargador Fernando de Oliveira Conde, tendo o Juiz Jurandyr Rodrigues da Silva como Secretário. Na ocasião foi decidida a elaboração de anteprojeto de Estatuto da Entidade, encargo atribuído, pelo plenário, ao Desembargador Fernando de Oliveira Conde. Aprovou-se ainda que os desembargadores Jorge Araken Faria da Silva e Fernando de Oliveira Conde representariam a entidade no primeiro evento em que a ASMAC teria participação, no VII Congresso Brasileiro de Magistrados, realizado em janeiro de 1980, em Campo Grande (MS).

A ASMAC teve como primeiro Presidente Provisório o Desembargador Jorge Araken Faria da Silva. O primeiro símbolo da ASMAC foi criado pelo Desembargador Fernando de Oliveira Conde e tinha ao fundo o mapa do Acre. Posteriormente foi alterado para uma balança rodeada por dois arcos, simbolizando o amparo e a proteção associativa aos magistrados e à Justiça.

Em 19 de abril de 2002, o Estatuto Social da ASMAC passou pela primeira reforma, com alterações sobre filiados e controles internos. Em 22 de agosto de 2005, por força da Lei Estadual nº 1.675, a ASMAC foi considerada entidade de utilidade pública, pelos relevantes serviços prestados à coletividade.

No ano de 2008, após Assembléia realizada no dia 30 de maio, a ASMAC passou pela mais profunda e completa alteração estatutária, depois de um ano de discussões da comissão revisora constituída em 29 de março de 2007. Com as alterações, a Associação dos Magistrados Acreanos passou a chamar-se Associação dos Magistrados do Acre.

Nesse mesmo ano, aprovou-se a instituição do manual da identidade visual, com a agregação do logotipo "ASMAC" ao já tradicional símbolo da entidade, formando então a sua atual marca.

(Com informações do site da ASMAC – http://www.asmac.com.br/)

 

 

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.