Nova Direção do TJAC para o biênio 2011-2013 é empossada

Os Desembargadores Adair Longuini, Samoel Evangelista e Arquilau Melo foram empossados na última sexta-feira (04) nos cargos de Presidente, Vice-Presidente e Corregedor Geral da Justiça, respectivamente.

A Sessão Solene de Posse da Direção do Tribunal de Justiça do Acre eleita para o biênio para 2011-2013 foi realizada na nova sede do TJAC.

    

O ato de transmissão de cargos foi prestigiado por grande número de autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, dentre elas o Governador do Estado do Acre, Tião Viana; o Prefeito de Rio Branco, Raimundo Angelim; os senadores Aníbal Diniz, Jorge Viana e Sérgio Petecão; o Procurador Geral de Justiça, Sammy Barbosa; os Desembargadores Eva Evangelista e Feliciano Vasconcelos – além dos Desembargadores aposentados Eliezer Scherrer e Jorge Araken; representantes de instituições civis, militares e eclesiásticas; diretores, assessores e demais servidores do Tribunal; amigos e familiares dos empossados.

  

  

  

O ato teve como convidado especial o Presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Ministro Ari Pargendler. O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, Desembargador Cássio Guedes, também prestigiou o evento.

  

A sessão foi aberta pelo Desembargador Pedro Ranzi. Ele declarou empossado no cargo de Presidente o Desembargador Adair Longuini, que dirigirá o Judiciário Acreano nos próximos dois anos. Coube à Decana da Corte, Desembargadora Eva Evangelista, fazer a saudação aos empossados.

  

  

Após tomar posse, o novo Presidente do TJAC agradeceu (íntegra do discurso) aos demais membros da Corte pela confiança nele depositada para dirigir os rumos do Judiciário acreano nos próximos dois anos. "Venho somar minha esperança à esperança de todos neste dia de congraçamento", enfatizou Adair Longuini, afirmando estar preparado para enfrentar o desafio.

 

Ele recebeu os cumprimentos do Presidente do STJ, que afirmou sentir-se honrado (íntegra do discurso) em participar de momento de celebração tão especial. "Tenho orgulho de ser colega do Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Acre", enfatizou Ari Pargendler, acrescentando que o Poder Judiciário é um só, organizado na forma de coordenação. "Entre nós não há hierarquia, os juízes agem de acordo com a lei", ressaltou.

Adair Longuini também foi cumprimentado pelo Governador Tião Viana, que afirmou que a Justiça do Acre "está em boas mãos". Ele exaltou a trajetória profissional de Longuini e citou sua atuação como Juiz de Direito na cidade de Xapuri, onde presidiu o julgamento dos acusados de assassinar o líder seringueiro Chico Mendes. "Vossa Excelência enaltece o nome do Judiciário do nosso Estado. Que Deus o ilumine", desejou.

Em seguida, o novo Presidente do TJAC assinou dois protocolos de intenções: o primeiro com o Governo do Estado do Acre; e o segundo com o Governo e a Superintendência Regional da Caixa Econômica Federal. Com a celebração dessas duas parcerias, o Presidente Adair Longuini anunciou o projeto de construção da futura Cidade da Justiça, que será erguida em Rio Branco.

  

  

  

Considerada uma das principais ações da nova Administração do Tribunal, a Cidade da Justiça reunirá todas as unidades judiciárias da comarca da Capital em um mesmo local, promovendo economia de recursos, maior segurança patrimonial e acesso facilitado da população e da comunidade forense aos serviços da Justiça.

  

 

 

 

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.