Na última sexta-feira (08) ocorreu o encerramento do curso de treinamento para criação do Grupo de Trabalho de Gestão de Projetos. As atividades relacionadas à capacitação foram desenvolvidas na sede do Centro de Capacitação dos Servidores do Poder Judiciário (CECAP).
O curso reuniu os 10 servidores classificados na primeira fase da seleção para criação do GT, escolhidos pelo Comitê Gestor do Planejamento Estratégico do TJAC, que é presidido pelo Desembargador Adair Longuini, Vice-Presidente do Tribunal.
"A importância do treinamento é a valorização dada ao banco de talentos existente no Tribunal de Justiça. Trata-se de um mecanismo para selecionar aqueles que possuem mais habilidades para determinados tipos de atividades, e o Poder Judiciário só tem a ganhar com isso", disse José Carlos Martins Júnior, Assessor-Chefe do Núcleo de Estatística e Gestão Estratégica.
Esta é a primeira vez que ocorre um recrutamento deste porte no âmbito do Judiciário Acreano. Com carga-horária de 40 horas, o curso teve início no dia 27 e perdurou por duas semanas. Com o término do treinamento, alguns dos participantes serão convocados para integrar o Grupo de Trabalho de Gestão de Projetos, a ser criado em breve pelo Tribunal.
Para o servidor Idalécio Galvão, um dos participantes da capacitação, a gestão de projetos é a melhor ferramenta de apoio ao gestor público, “pois proporciona orientação, efetividade e objetividade para atingir as metas; possibilita uma visão clara e transparente dos trabalhos a serem desenvolvidos, agregando novos relacionamentos; enfim, uma dinâmica que proporciona à sociedade os melhores serviços, o que lhe é de direito".
O mais importante, para o servidor Isaac Ronaltti, "é a mudança de cultura organizacional no Poder Judiciário de um modo geral. O choque de gestão que está sendo provocado por influência do Conselho Nacional de Justiça faz com que o Judiciário saia da posição cômoda e reavalie seus procedimentos, integrando magistrados e servidores em torno de um planejamento estratégico coletivamente construído”.
Segundo a servidora Ana Lúcia Cunha, chefe da Seção de Acervo Bibliográfico e Arquivos, "o aproveitamento foi total, porque o foco do treinamento foi direcionado para as necessidades da sociedade".
"O grupo realmente se empenhou para aproveitar ao máximo o treinamento, e o mais importante foi a interação de todos na apresentação de projetos. No decorrer das atividades, era nítida a preocupação de todos em colaborar, em contribuir com a instituição", avaliou a servidora Ana Poerch, da Diretoria Geral.
Na ocasião de encerramento do curso, houve a entrega de certificados aos participantes. Atuou como facilitadora do treinamento a economista Vera Gurgel, especialista em Comunicação, Metodologia, Planejamento Regional, Capacitação de Recursos Humanos e Mestra em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Acre (UFAC).
Leia mais:
-
Capacitação: Servidores do Judiciário participam de treinamento sobre gestão de projetos,
01.10.2010.
Equipe foi classificada em processo de seleção para atuar em Grupo de Trabalho de Gestão de Projetos do Poder Judiciário.