Comarca de Tarauacá é interligada ao SAJ-5

Medida que garante maior celeridade e qualidade na prestação jurisdicional, a implantação do Sistema de Automação da Justiça (SAJ) tem sido prioridade na atual gestão do Tribunal de Justiça do Acre. O SAJ, em sua versão 5, a mais atual, foi instalado na Comarca de Tarauacá.

Dessa forma, todas as Comarcas do Estado – à exceção de Mâncio Lima, Manoel Urbano e Assis Brasil -, já foram informatizadas e automatizadas. Nessas unidades judiciárias, a instalação do sistema depende da disponibilização de serviço de transmissão de dados, que só pode ser realizado pela empresa responsável, a Oi/Brt.

O objetivo do TJAC é tornar acessíveis as informações processuais nos portais da rede mundial de computadores (Internet), com andamento atualizado e conteúdo das decisões de todos os processos, respeitado o segredo de Justiça.

Implantação

No final do ano passado, a equipe da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) do TJAC instalou o SAJ-5 na Comarca de Taraucaá – distante aproximadamente 400 km de Rio Branco -, que está em pleno funcionamento. Também promoveu o treinamento dos servidores da unidade, com o objetivo de capacitá-los sobre os procedimentos para uso do novo sistema.

De acordo com o Diretor da DTI, Roberto Romanholo, os próprios servidores da Comarca digitaram 3600 processos, que passaram a ser incluídos no sistema informatizado, possibilitando a otimização dos serviços aos cidadãos. Dessa forma, a medida imprime maior celeridade no acompanhamento dos processos, e no cumprimento dos atos processuais.

O que é o SAJ

O SAJ é um sistema especialmente desenvolvido para a informatização dos Tribunais, Ministério Público e Procuradorias que, além de atender as necessidades particulares de cada instituição, permite a integração das entidades que promovem a Justiça.

Nesse sentido, o sistema imprime agilidade e facilidade no acesso às informações, possibilitando o compartilhamento de dados. Ele automatiza procedimentos ao mesmo tempo em que apresenta alternativas de trabalho e fornece ferramentas de alta produtividade ao usuário. O alto grau de adequabilidade das soluções permite ainda que estas sejam personalizadas e configuradas de acordo com as necessidades do TJAC.

Visita

Na próxima semana, o Presidente e o Corregedor Geral da Justiça do TJAC, Desembargadores Pedro Ranzi e Samoel Evangelista, respectivamente, farão a entrega oficial da obra de reforma do Fórum Desembargador Mário Strano. A visita também tem como finalidade conferir a integração da unidade ao SAJ-5. Os Diretores Geral e de Tecnologia da Informação, Carlos Afonso de Andrade e Roberto Romanholo, acompanharão os Magistrados.

As instalações físicas do prédio foram melhoradas, o que proporciona um ambiente de trabalho mais adequado aos profissionais e servidores que trabalham no local, bem como ao público atendido pelo Fórum.

A construção, a reforma e a ampliação das unidades do Judiciário fazem parte das metas da atual administração, com o intuito de aperfeiçoar as condições de trabalho de seus magistrados e servidores, bem como oferecer uma prestação jurisdicional cada vez mais qualificada.

Confira aqui o andamento dos trabalhos de informatização do Judiciário.

Leia mais:

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.