Consciência ambiental e sustentável

Uma iniciativa simples, mas de resultados práticos valiosos: os servidores da Comarca de Brasiléia lançaram a campanha “Adote um Copo”, com o objetivo de conter gastos e promover a conscientização ambiental e sustentável.

A idéia é conscientizar o servidor para que, ao chegar ao Fórum Dr. Evaldo Abreu de Oliveira e utilizar o primeiro copo plástico, passe a adotá-lo durante todo o dia, isto é, reutilize o mesmo copo e só jogue no lixo depois do expediente, quando for embora.

Ao lado do bebedouro, há um pincel, que é utilizado para escrever o nome do usuário no próprio copo. A proposta, sugerida pela secretária do Juizado Criminal, servidora Ilka Barbosa, e aprovada pela diretoria, funcionários, magistrados e demais profissionais que atuam na Comarca, tem sido um sucesso.

Além da economia de copos descartáveis, a prática evita o dano ambiental, já que o material plástico utilizado em sua produção leva anos para se decompor. Segundo a servidora Joseane Pacheco, o objetivo é que a campanha se amplie e se torne permanente, estimulando todos os servidores a colocá-la em prática. Um simples cálculo indica que, em média, se cada pessoa utiliza três copos plásticos por dia de trabalho, ao final de um ano ela terá gasto mais de 750 unidades.

O copo descartável, quando utilizado apenas uma vez e, em seguida, jogado no lixo, vai parar no aterro sanitário, onde poderá ficar por mais de 50 anos. Ao adotar o copo, o servidor do Judiciário de Brasiléia está dando o exemplo de que é possível, com criatividade e simplicidade, cuidar melhor do planeta.

 

 

 

 

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.