COGER realiza Correição nas comarcas de Plácido de Castro e Senador Guiomard

Sob a coordenação do Corregedor Geral da Justiça, Desembargador Samoel Evangelista, a equipe da Corregedoria Geral da Justiça (COGER) realizou, nos dias 8 e 9 deste mês, trabalhos de Correição Geral Ordinária na Comarca de Plácido de Castro, que, de acordo com dados estatísticos de setembro deste ano, possui 1.036 processos em trâmite.

A Comarca possui uma Vara Cível e uma Vara Criminal, além de uma Subsecretaria para feitos de Juizado Especial Cível e de Juizado Especial Criminal, que estão sob a responsabilidade do Juiz Substituto Gilberto Matos e do Juiz de Direito Edinaldo Muniz, respectivamente.

Os trabalhos foram iniciados com uma audiência pública no Fórum Desembargador José Lourenço Furtado Portugal. O Corregedor e sua equipe conversaram com as autoridades locais e com a comunidade placidiana sobre os serviços jurisdicionais, recolhendo sugestões para implementação de melhorias.

Na avaliação do Juiz Edinaldo Muniz, a Correição é a oportunidade que magistrados e servidores discutem com a Administração do Tribunal os principais problemas e dificuldades das unidades, buscando encontrar alternativas e soluções.

"Particularmente, acho muito importante o trabalho de Correição. Entendo que significa o momento de revisar os processos e uma boa oportunidade para reivindicar e pedir apoio", enfatiza Edinaldo Muniz, que assumiu no início do mês de outubro a titularidade da Vara Criminal da Comarca.

"Com dois magistrados atuando em Plácido de Castro, a tendência, agora, é de que aumente o número de despachos, motivo pelo qual nossa necessidade atual é de reforço da equipe de servidores", explica, salientando que durante a visita da equipe da COGER expôs o problema ao conhecimento do Desembargador Samoel Evangelista.

Durante os trabalhos em Plácido de Castro, foram correicionados, por amostragem, 106 processos e analisados 29 incluídos na campanha pela Meta 2, coordenada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Na semana passada, entre os dias 15 e 16, os trabalhos de Correição Geral Ordinária teve continuidade na Comarca de Senador Guiomard, com 2.166 processos em andamento. Na Comarca foram correicionados 218 processos e examinados 67 de Meta 2.

"Analiso a realização de Correição nesta Comarca como positiva e salutar, já que é uma forma de integração entre o Tribunal, os magistrados, os servidores e a comunidade, levando ao colhecimento do Direção do Judiciário o trabalho realizado na Comarca e também as dificuldades enfrentadas por nós, bem como os anseios da comunidade local", disse a Juíza Luana Campos, titular da Vara Cível de Senador Guiomard. 

Os trabalhos correicionais nas comarcas de Plácido de Castro e Senador Guiomard foram determinados pelo Corregedor Geral da Justiça, por meio da Portaria Nº 04 (Diário da Justiça Eletrônico de 29.09.2009). O objetivo é proporcionar o acompanhamento do trâmite regular de processos e assegurar o julgamento das demandas em prazo razoável.

Comarca de Plácido de Castro
Correição Geral Ordinária nos dias 8 e 9 de setembro de 2009
Número de processos em andamento por unidade
Vara Cível
417
Vara Criminal
374
Juizado Especial Cível
152
Juizado Especial Criminal
42
Comarca de Senador Guiomard
Correição Geral Ordinária nos dias 15 e 16 de setembro de 2009
Número de processos em andamento por unidade
Vara Cível 962
Vara Criminal 421
Juizado Especial Cível 630
Juizado Especial Criminal 153

Leia mais:

 

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.