Caravana da Cidadania 2009 realiza mais de 31 mil atendimentos nos municípios do Acre

A 5ª Caravana da Cidadania, que durante quase um mês percorreu a BR-364 com destino ao Cruzeiro do Sul, realizou mais de 31 mil atendimentos, maior índice já alcançado em todas as edições. Inicialmente, a expectativa da coordenação do projeto era de que fossem realizados 15 mil atendimentos.

Os números indicam a relevância social da iniciativa em promover o acesso à Justiça para as pessoas que vivem nos locais mais remotos do Estado. O objetivo foi levar os serviços, que já são oferecidos pelo Projeto Cidadão em Rio Branco, à população que vive isolada pelas chuvas no decorrer do inverno amazônico. Somente na comunidade indígena Jurupari, foram expedidos 237 registros.

A edição 2009 da Caravana passou pelos municípios de Manoel Urbano, Feijó, Tarauacá e, pela primeira vez, incluiu Rodrigues Alves e Mâncio Lima. Por fim, a equipe se deslocou até Cruzeiro do Sul, para integrar a programação da Expoacre Juruá. Além de serviços como expedição de documentos diversos, como Carteira de Identidade, CPF, Carteira de Trabalho, Título de Eleitor, Registro de Nascimento e de Casamento, contou com ações do INSS, INCRA e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e das prefeituras.

A comunidade também teve acesso a atendimento médico, odontológico, vacinação, distribuição de medicamentos, orientação jurídica e benefícios sociais, como Bolsa Família e aposentadoria.

De acordo com a responsável técnica do Projeto Cidadão, Alessandra Araújo, a Caravana foi um sucesso em virtude das diversas parcerias estabelecidas. “Realmente os números nos surpreenderam. O resultado foi muito além do que imaginávamos e isso se deve às parcerias que fizemos com diversos órgãos e instituições. Desta vez tivemos, por exemplo, a grande contribuição da Defensoria Pública, que designou um defensor exclusivo para nos acompanhar do começo ao fim. Além disso, tivemos o grande apoio dos juízes por onde passamos, que não mediram esforços para nos ajudar”, disse.

Casamento Coletivo na Expoacre do Juruá

A Caravana da Cidadania encerrou suas atividades com o Casamento Coletivo na Expoacre do Juruá 2009. A atividade, que realizou 286 casamentos,  contou com a participação do Vice-Governador do Acre César Messias, da Juíza de Direito Lílian Deise, do Pastor Carlos Alberto, representando as igrejas evangélicas, e outras autoridades locais.

A cerimônia de casamento foi conduzida pela Juíza de Direito Rogéria Epaminondas, dos Juizados Especiais de Cruzeiro do Sul, que oficializou a união dos casais, o mais idoso deles com 55 anos de união e sete filhos.

O casamento coletivo, realizado em Cruzeiro do Sul, contou decoração especial, cenário para fotos, bolo, banda de música, além do convite de casamento e chocolates, entregues como lembrança da festa aos noivos juntamente com suas certidões.

Confira aqui mais informações sobre o Projeto Cidadão, coordenado pelo Desembargador Arquilau Melo.

Leia mais:

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.