Projeto Cidadão realiza 700 casamentos na Expoacre 2009

“Nunca é tarde para ser feliz”. As palavras traduzem o sentimento de um homem cuja esperança o tempo não apagou. Aos 83 anos, José Vieira de Andrade oficializou a união de 32 anos com Inês Carlos da Silva, 61, na 9ª edição do Casamento Coletivo da Expoacre 2009. “Tenho 36 filhos e mais de 100 netos, mas sentia falta de alguma coisa, sempre sonhei em casar”, completou.

A cerimônia civil, que ocorreu sábado, 1º, no Estádio Arena da Floresta, realizou a união de 700 casais. O número só não foi maior porque antes da Expoacre o Projeto Cidadão efetuou 800 casamentos em seis edições nas regionais, principalmente nas comunidades dos bairros mais carentes. 

  

  

O Casamento Coletivo é uma das principais ações do Projeto Cidadão, desenvolvido pelo Tribunal de Justiça do Estado do Acre. Em 14 anos de existência, o Projeto já realizou 13956 casamentos em todo o Estado. A solenidade foi prestigiada pelo Desembargador Arquilau de Castro Melo, pelo Vice-Presidente do TJAC, representando a Presidência, Desembargador Adair Longuini, além do Promotor de Justiça do Ministério Público Estadual, Felisberto Fernandes e do vice-governandor César Messias. 

O Coordenador do Projeto Cidadão, Desembargador Arquilau de Castro Melo avaliou a perspectiva social do Projeto. “Temos encontrado muitas pessoas agradecidas pelos resultados obtidos do Projeto Cidadão, o que demonstra que estamos sendo úteis, porque ele ajuda, pacifica, concilia e conduz as pessoas a uma melhor qualidade de vida. Tanto é verdade, que o Projeto já está entranhado na mente, no coração das pessoas e das instituições, como instrumento de garantia dos direitos e da promoção eficiente da cidadania”, explicou. 

  

O Desembargador Adair Longuini salientou a importância da iniciativa. “O Projeto Cidadão é uma idéia aparentemente simples que se multiplicou, se agigantou e se tornou um grande movimento social em todo o Estado do Acre, que inclui especialmente as pessoas que mais precisam de Justiça e Cidadania”, destacou. 

O vice-governador César Messias afirmou que o Casamento Coletivo enaltece a Expoacre, uma vez que fortalece os laços das famílias acreanas, e desejou felicidades aos casais.  

O Promotor de Justiça Felisberto Fernandes salientou que o Ministério Público apóia e é parceiro do Projeto Cidadão para garantir a legalidade e  desburocratizar o acesso às pessoas a documentos, além de proporcionar o acesso rápido e prático aos serviços que o Poder Público deve garantir à população.

De acordo com a coordenadora do Projeto Cidadão, Alessandra Araújo, o objetivo é levar a cidadania a todos. “Estamos muito felizes em participar desse momento especial da comunidade, principalmente porque muitas pessoas que estão se casando hoje já convivem há muitos anos e almejavam essa oportunidade. A partir de agora, os casais poderão exercer sua cidadania, trazendo para a família os direitos previstos no Código Civil. É o TJAC atuando, fazendo jurisdição, mas também participando da construção das famílias, promovendo essa ação social sem burocracia e gratuitamente”, esclareceu. 

As autoridades cumprimentaram os noivos, ressaltando a relevância do momento como forma de valorização da família e de regularização civil dos casais, que em sua maioria já viviam em união estável, mas sem uma certidão que os amparasse. Nesse sentido, o objetivo da atividade é promover a união matrimonial de modo gratuito e desburocratizado, contribuindo para estruturar os casais e fortalecer os laços de união e responsabilidades, sobretudo para aqueles que já possuem filhos.  

Cerimônia 

A cerimônia foi conduzida pelo Juiz de Direito Marcelo Badaró Duarte, titular da Vara de Registros Públicos de Rio Branco. Em seu discurso, o Magistrado conscientizou os casais sobre a necessidade de manter valores como o respeito, a fidelidade, a confiança, a lealdade, além do sentimento de amor entre os parceiros, para perpetuar a relação matrimonial. Marcelo Badaró enfatizou, ainda, a importância jurídica da decisão, já que amplia os e facilita o acesso aos direitos da família. 

  

  

  

Os 700 casais disseram um “sim” simultâneo, que transcendeu a arquibancada do Arena e emocionou os corações dos presentes. O Pastor Clévis Mustafa, representando as Igrejas Evangélicas, orou pelos casais, abençoou a união e falou da importância de convidar Jesus Cristo para ocupar sempre o primeiro lugar, como segredo de um lar feliz. Em homenagem aos noivos católicos, foi executada a música “Ave Maria”. 

Casais representam os demais 

Dois casais representaram, simbolicamente, diante do juiz, os demais participantes da cerimônia. O casal formado por José Vieira de Andrade, 83, e Inês Carlos da Silva, 61, oficializaram a união de mais de 30 anos. "Era um sonho que eu pedia muito a Deus e que Ele hoje está realizando", declarou Inês da Silva. E o casal formado por Oziel da Costa Santos, 25, e Adriana Antrobos, 18. "O que importa não é a idade e sim sabe o que quer. Hoje é um dia inesquecível”, disse Adriana. 

  

  

  

  

  

Estrada de Boca do Acre

O casal Reginaldo Silva de Souza, 34 anos e Maria Cirlene Sousa Macedo, 35 anos, percorreu 58 km da estrada de Boca do Acre até Rio Branco para tornar realidade o sonho o do casamento. “Acho que o mais importante do Projeto Cidadão é que ele diminui toda distância. Mesmo morando longe, ele nos alcançou, nos dando a oportunidade de casar e ser reconhecido pela Lei”, disse Reginaldo de Souza. “Agora sim vou poder dizer a todos que estou casada, é uma sensação maravilhosa. Me sinto reconhecida e nossa família valorizada”, ressaltou Maria Cirlene. 

Anualmente, o Casamento Coletivo da Expoacre reúne, aproximadamente, cinco mil pessoas, entre nubentes, familiares e convidados, que participam ao ar livre de cerimônia civil no estádio Arena da Floresta, que recebeu decoração especial de casamento para receber os nubentes e convidados. A festa foi animada pela cantora Verônica Padrão. 

Ao final da cerimônia, os 700 casais foram brindados com chocolates, sorteio de alianças e assistiram à queima de fogos. Em seguida, receberam suas certidões de casamento, que foram entregues junto com o convite da festa, produzido em parceira pela Assessoria de Comunicação e Parque Gráfico do TJAC.

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.