Juízes Substitutos participam de Curso de Iniciação promovido pela ESMAC

Os desembargadores Pedro Ranzi e Eva Evangelista, Presidente do Tribunal de Justiça e Diretora da Escola Superior da Magistratura do Acre (ESMAC), respectivamente, conduziram na manhã desta quinta-feira, 2, a solenidade que abriu a fase presencial do Curso de Iniciação de Magistrados direcionada para os 18 Juízes Substitutos, empossados nos últimos meses.

Essa etapa termina amanhã, mas os magistrados continuam o curso na modalidade videoconferência, que é oferecido por meio do convênio firmado entre a Esmac e a Escola Paulista da Magistratura.

Em sua mensagem de abertura, o Desembargador Pedro Ranzi falou sobre a importância da formação continuada para os novos membros da magistratura acreana. Em seguida foi a vez da Desembargadora Eva Evangelista saudar os Juízes, ressaltando a atuação da Escola da Magistratura no aprimoramento do Judiciário. Por fim, os participantes foram saudados pelo Presidente da Associação dos Magistrados do Acre (ASMAC), Juiz de Direito Giordane Dourado.

A primeira palestra do evento foi ministrada pelo Desembargador Pedro Ranzi, que realizou uma retrospectiva sobre a constituição do Poder Judiciário do Acre, abordando sua atuação, compromisso com a missão, visão e valores, a organização Judiciária e os órgãos da administração do TJ.

Ao final, Pedro Ranzi destacou as metas para o biênio 2009-2011, quando o Judiciário estará sob seu comando, e convocou os novos magistrados a incorporarem o espírito de corpo do poder. "Nós que assumimos hoje os postos de direção em breve estaremos deixando a Justiça e Vossas Excelências é que vão comandar o nosso Judiciário", disse.

O próximo palestrante foi o Corregedor Geral de Justiça, Desembargador Samoel Evangelista. Atuação, normas e a relação com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) foi o tema de abordagem do Corregedor, que levou os Juízes Substitutos a conhecerem melhor os números atuais do Judiciário nacional e acreano.

Samoel Evangelista também reforçou a necessidade de cumprimentos das metas estabelecidas pelo Conselho, especialmente a Meta 2, que prioriza o esvaziamento de processos antigos das gavetas das Varas e Comarcas, figurou importante na apresentação do Corregedor.

Para encerrar o curso na parte da manhã, o Juiz de Direito Laudivon Nogueira, Titular da 1ª Vara Cível da Comarca de Rio Branco, palestrou sobre o Poder Judiciário e os recursos da Tecnologia da Informação: SAJ, Bacenjud, Getran, Infoseg, Banco do Brasil – depósitos judiciais e processo eletrônico. O Juiz Laudivon foi apresentado aos Juízes Substitutos pela Desembargadora Eva Evangelista, que o elogiou pelos seus conhecimentos na área da informática.

O curso prosseguiu pela parte da tarde, com diversos outros debates. Nesta sexta-feira, 3, a programação se dividirá com atividades no Tribunal Regional Eleitoral do Acre e na Faculdade da Amazônia Ocidental. Confira aqui a programação completa.

Mais informações pelo telefone (68) 3211-5545 ou as dúvidas poderão ser enviadas para o e-mail esmac@tjac.jus.br.

 

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.