Associação dos Advogados Criminalistas enaltece atuação da Câmara Criminal

O Presidente da Associação dos Advogados Criminalistas do Acre (Acrim), advogado Sanderson Moura, enalteceu nesta segunda-feira, 20, a atuação da Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado do Acre.

Dentre outras competências, a Câmara Criminal é o órgão responsável por julgar os recursos das decisões do tribunal do Júri e dos juízes de primeiro grau; os mandados de segurança contra ato dos juízes de primeira instância e dos procuradores de justiça, em matéria criminal; processar e julgar os pedidos de habeas corpus, sempre que alguém se achar ameaçado de sofrer violência ou coação em sua liberdade de locomoção, por ilegalidade ou abuso de poder.

Atualmente, a Câmara é composta pelos desembargadores Feliciano Vasconcelos (Presidente), Francisco Praça (Membro) e Arquilau Melo (Membro), que se reúnem em sessão ordinária às quinta-feiras, às 8 horas, no Anexo do TJAC, em Rio Branco.

Confira, a seguir, a crônica assinada e publicada pelo advogado em seu blog – http://sandersonmoura.blogspot.com/:


A advocacia é a melhor escola da vida

"Procura considerar a advocacia de tal maneira que, no dia em que teu filho te peça conselho sobre seu futuro, consideres uma honra para ti aconselhá-lo que se torne um advogado". Couture

Todas as quintas-feiras advogados criminalistas se encontram no Plenário da Câmara Criminal do Tribunal de Justiça para sustentar oralmente as razões de seus pedidos.

A Câmara é composta de três desembargadores: doutor Arquelau, doutor Praça e doutor Feliciano.

Ainda são poucos os advogados que exercem a advocacia na segunda instância, junto dos desembargadores, combatento ou defendendo as decisões dos juízes de primeira instância.

É um local de muita aprendizagem jurídica, e de vida também, de ricos debates entre advogados, procuradores e desembargadores.

O aluno ou o estagiário que se propor a crescer deve acompanhar esses julgamentos.

Recentemente, o filho do desembagardor Arquilau de Castro Melo, estudante de direito, esteve presente em uma dessas sessões, e ouviu de seu pai um singelo conselho: "Meu filho está aqui porque quer também seguir a carreira jurídica. Tem o caminho da Magistratura, do Ministério Público e da Advocacia. Pode ser juiz se depois quiser. Mas o caminho é a advocacia que é a verdadeira escola da vida".

Ouvi outra vez também do desembargador Arquilau de Castro Melo a seguinte afirmação: "O advogado é a maior autoridade do país porque pode processar até o Presidente da República."

Outra vez também ensinou: "Ninguém pode andar se melindrando com a indignação do advogado. É um profissional passional, não pode ele ficar indignado a vida inteira, mas pelo menos nas vinte e quatro horas depois de uma decisão desfavorável a seu cliente isso pode, é humanamente compreensível".

Todas essas afirmações demonstra a sensibilidade e a inteligência de seu conteúdo, e o respeito que o desembargador Arquilau Melo tem pela advocacia, tendo sido ele mesmo conceituado advogado, sempre ligado as questões de interesse público.

Gostei muito da frase e repito à maneira de degustação: "A advocacia é a melhor escola da vida".


 

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.