Varas Cíveis e da Fazenda Pública realizam treinamento de conciliadores

A 1ª, 2ª, 3ª e 4ª Varas Cíveis e a 1ª Vara da Fazenda Pública realizaram treinamento com os conciliadores, em cumprimento a última etapa de preparação para o Programa Conciliar. A atividade, que ocorreu na última sexta-feira, (19), no Espaço Cultural do Fórum Barão do Rio Branco, definiu os últimos detalhes relacionados às audiências do II Ciclo de Conciliações, que começam amanhã e se estendem até o dia 26 de junho. 

A abertura do treinamento foi conduzida pela Juíza Maria Cezarinete de Souza Augusto Angelim, titular da 2ª Vara Cível, que apresentou os objetivos do Programa Conciliar. Em seguida, a psicóloga Marilyn Lyra ministrou palestra motivacional sobre o curta-metragem A Guerra do Arco-íris, com o intuito de demonstrar a importância da união, do respeito às opiniões de outras pessoas e solução de conflitos internos.

 

Os conciliadores também participaram de conferência por telefone com o Juiz Roberto Portugal Bacelar, titular dos Juizados Especiais da Comarca de Curitiba – PR, que apresentou, de forma didática, as técnicas de conciliação mais modernas e esclareceu as dúvidas dos conciliadores. O Magistrado possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1988), mestrado em Direito Econômico Social pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2001), especialização em Direito Civil e Processual Civil pela Universidade Paranaense – UNIPAR (1997) e especialização em MBA em Gestão Empresarial pela Universidade Federal do Paraná (2004). É Juiz de Direito com ingresso na carreira em 1989.

Atualmente é Juiz de Direito e Diretor-Geral da Escola da Magistratura do Paraná – EMAP. Recebeu votos de Louvor e Congratulações pelos relevantes serviços prestados ao Poder Judiciár, como o Mérito pela Valorização da Vida 2006, da Secretaria Nacional Antidrogas (SENAD) e Láurea, da ARBITAC – Câmara de Mediação e Arbitragem.  O Magistrado tem se destacado no Brasil e no exterior na área Mediação e Arbitragem, sendo uma das principais referências em projetos e programas de conciliação. O vídeo Técnicas para Conciliadores e Mediadores, de Roberto Portugal, utilizado pelo treinamento dos conciliadores em Rio Branco, é adotado pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ. 

O oficial de gabinete da 2ª Vara Cível, Victor Miguéis, ressaltou que o principal objetivo do treinamento foi capacitar os conciliadores para aproximação das partes e pacificação social. “A idéia é que o processo acabe ali mesmo, o que não gera nenhum custo para o trâmite processual. Para isso, faremos uma abordagem menos formal e convidativa, sem o habitual jargão “tem acordo?”, não exercendo nenhum tipo de pressão sobre as partes”, afirmou.

Sobre a expectativa para o Programa Conciliar, Victor Miguéis declarou que todos os conciliadores estão motivados para realizar o maior número possível de acordos.

A programação foi acompanhada de lanche à base de quitutes, doces, sorvetes, salgados, sucos, patrocinados pela 2ª Vara Cível.

 

 

 

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.