Projeto Cidadão: O Estadão enaltece a Amazônia de Euclides da Cunha

A edição do jornal O Estado de São Paulo do último domingo, 5 de abril, publicou reportagem especial produzida no Acre pelos repórteres Daniel Piza e Tiago Queiroz, detalhando o mesmo trajeto percorrido por outro correspondente do jornal, em 1905, o escritor Euclides da Cunha.

Os jornalistas integraram a viagem da equipe do Projeto Cidadão pelo Vale do Purus, cujo objetivo foi prestar diversos tipos de atendimentos do poder público e garantir cidadania aos povos da floresta – ribeirinhos, seringueiros e indígenas.

Os repórteres refizeram o percurso num barco especialmente batizado de Euclides da Cunha e tiveram a oportunidade de encontrar o mesmo cenário da época do escritor: “A Amazônia que ocupa as margens do Alto Purus, no Acre, quase não foi tocada pelo homem. De suas matas e espécies nativas, muitas ainda nem sequer foram batizadas”, relata a abertura da matéria.

Leia a íntegra do especial "A Amazônia de Euclides", produzido a partir do trajeto iniciado no porto do rio Iaco, em Sena Madureira, e encerrado na pequena Santa Rosa do Purus, município a 600 quilômetros rio Purus acima, após Sena Madureira, com pouco mais de 3 mil habitantes.

 

Leia mais:

 

 

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.