Dirigentes do TRT de Rondônia e Acre tomam posse hoje

Acontece nesta terça-feira (16), às 19 horas, no Teatro Plácido de Castro, em Rio Branco, a posse das juízas Maria Cesarineide de Souza Lima e Vania Maria da Rocha Abensur nos cargos de Presidente e Vice-Presidente, respectivamente, do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 14ª Região.

 

A solenidade de posse da nova gestão conta com o apoio da equipe de Cerimonial do Tribunal de Justiça do Estado do Acre. A programação teve início na última quinta-feira (11), em Porto Velho, com um momento de ação de graças. O ato, coordenado pela equipe do projeto “Momento de Reflexão”, contou com o suporte da Secretaria-Geral da Presidência, Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (APDI), várias outras unidades do Tribunal e a participação do grupo de dança da “Casa do Pai” e do “Coral 14”.

A Presidente eleita ressaltou o importante apoio que tem recebido dos demais colegas para dar continuidade às ações desenvolvidas e assinalou ter a convicção de que mesmo os juízes que já exerceram cargos na Direção do TRT continuam contribuindo cada vez mais para o alcance das metas da instituição. 

Na oportunidade, a Juíza Cesarineide agradeceu a iniciativa da ex-Presidente Socorro Miranda, autora da proposta para que a posse dos novos dirigentes se realizasse no Acre, bem como aos Juízes do Pleno que aprovaram a propositura, vez que o Estado do Acre também é parte da jurisdição da 14ª Região, além da medida ter sido elogiada pela população acreana.

Posse no Acre

Pela primeira vez em sua história de 22 anos, a posse dos novos dirigentes do TRT-14 será no Acre. Esta é a segunda vez que duas mulheres ocupam a Presidência e a Vice do Tribunal. As primeiras foram as Juízas Socorro Miranda e Flora Ribas Araújo. A realização da sessão solene de posse em Rio Branco, capital do Acre, foi aprovada pelo Pleno do TRT, com a justificativa de que é uma forma de prestigiar os jurisdicionados e a sociedade acreana.

A Juíza Maria Cesarineide é natural de Rio Branco (AC). Formou-se pela Universidade Federal do Acre em 1985 e assumiu o cargo de Juíza do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região por meio da vaga do quinto constitucional reservada aos advogados, em abril de 2005. Antes disso, atuou como defensora pública e procuradora do Estado do Acre.

No TRT-14, Cesarineide colaborou na execução de projetos que pretendem aproximar o Judiciário do cidadão. O projeto de responsabilidade social do TRT abrange os programas "Justiça do Trabalho Vai à Empresa", "JT de Portas Abertas", "JT Solidária" e o "Justiça do Trabalho Vai à Escola". Este último ganhou o prêmio de melhor projeto institucional da Justiça no Conbrascom (Fórum Nacional de Comunicação & Justiça) de 2006 e o segundo lugar em 2007.

A Juíza Vania Maria da Rocha Abensur, futura Vice-Presidente, ingressou na magistratura em 1988 e atuou em diversas unidades de Rondônia e Acre, antigas Juntas de Conciliação e Julgamento, até ser promovida, em julho de 2005, para o Pleno do Tribunal. Ela é mestre em Direito do Trabalho pela Universidade Mackenzie e doutoranda pela Universidad de Castilla-La Mancha Espanha, em Direto Social para Magistrados Brasileiros do Trabalho.

(Com informações da Assessoria de Comunicação Social do TRT-14).

 

 

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.