Conciliação: Justiça acreana já tem mais de 1,5 mil audiências agendadas

Para a Semana Nacional da Conciliação, que acontece na próxima semana, no período de 1º a 5 de dezembro, a Justiça acreana já possui 1.523 audiências agendadas. No entanto, vale ressaltar que qualquer pessoa interessada em solucionar seu processo judicial por meio da conciliação pode procurar a unidade responsável para efetivar o acordo.

A abertura dos trabalhos será feita pela Direção do Tribunal de Justiça, às 10 horas do dia 1º de dezembro (segunda-feira), na Praça do Cidadão do Fórum Barão do Rio Branco, no centro da Capital.

A Corregedora Geral da Justiça do Acre, Desembargadora Eva Evangelista, é a responsável pela coordenação da Semana na Justiça Estadual e tem a expectativa de que o índice de acordos seja superado neste ano: “Em face da mobilização das varas e juizados em todo o Estado e da cultura da conciliação que vem ganhando força em nossa sociedade, acreditamos que a cada ano nossos índices de acordo serão melhores”, disse.

Nas Comarcas de todo o Estado, os juízes intensificaram o agendamento para as audiências de conciliação. A previsão é de que, durante o movimento, sejam realizadas dezenas de audiências simultaneamente em todo o Estado.

A conciliação é a prática jurídica que busca resolver os conflitos por meio de acordos, sem a formalidade das decisões judiciais. A maior vantagem é a economia de tempo e recursos. De acordo com magistrados, juristas e estudiosos, é um mecanismo eficiente e racional para garantir a agilidade na prestação da justiça.

Em Rio Branco, as atividades serão concentradas no prédio do Fórum Barão do Rio Branco (Rua Benjamin Constant, 1.165. Centro. Tel. 68-3223-3950), Juizados Especiais Cíveis (Rua Manoel Rodrigues de Souza, 261. Bosque. Tel. 68-3211-5500), 1º Juizado Especial Criminal (Rua Riachuelo, 333. José Augusto. Tel. 68-3211-5523) e 2º Juizado Especial Criminal (6ª USP – Rua Rio Grande do Sul, s/n. Aeroporto Velho. Tel. 68-3242-1502).

Para mais informações sobre a Semana Nacional da Conciliação, visite o site do Movimento pela Conciliação. No Estado do Acre, a atividade é coordenada pela Corregedoria Geral da Justiça – (68) 3211-5323 –conciliar@tjac.jus.br.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.