Recorde de casais no Casamento Coletivo

O Tribunal de Justiça do Acre e o Projeto Cidadão realizaram na tarde de sábado, 02 de agosto, no estádio Arena da Floresta, mais uma edição do Casamento Coletivo da Expoacre. Neste quinto ano da atividade, realizada desde 2004, mais uma vez, o recorde foi superado, tendo sido realizada a união de 1.302 casais.

O desembargador Arquilau de Castro Melo, coordenador do Projeto Cidadão, a Presidente do TJAC, desembargadora Izaura Maia, e o governador do Estado, Arnóbio Marques, renderam homenagens aos noivos, destacando a importância daquele momento que valoriza os cidadãos e constitui importante passo na regularização civil dos casais, que em sua maioria já viviam em união estável, mas sem uma certidão que os amparasse.

O Pastor Clévis Mustafa, representando as Igrejas Evangélicas, abençoou os casais, estimulando-os a comemor aquele ato de fundamental importância espiritual e social. Em homenagem aos noivos católicos, foi executada a música “Ave Maria”.

A cerimônia foi conduzida pelo Juiz de Direito Marcelo Badaró Duarte, titular da Vara de Registros Públicos de Rio Branco. Em seu discurso, o magistrado procurou conscientizar os casais sobre o valor do gesto de amor de seus parceiros, já que havia ali pessoas com mais de 50 anos de vida marital e mesmo assim procuraram a cerimônia para reafirmar sua condição e demonstrar carinho e respeito por seus parceiros.

O casal mais jovem e o mais idoso representaram simbolicamente, diante do juiz, os demais participantes da cerimônia. O casal mais idoso, formado por Deocleciano Clemente de Souza, 98, e Maria da Silva Alves, 76, oficializaram a união de mais de 60 anos. “Sempre tive vontade de casar antes, mas ele nunca quis e somente agora é que se animou. Como ele sempre foi um homem muito bom pra mim, então eu tive paciência de esperar”, declarou Maria Alves.

E o casal mais jovem, formado por Thanúria de Lima Oliveira, 16, e Antônio José Paiva da Silva, 23, pais de Jamile, de 02 meses, resolveram oficializar a união seguindo os conselhos que receberam na igreja que freqüentam. “Agora eu sou esposa dele, essa união é importante para nós”, disse a jovem.

Todos os anos, o Casamento Coletivo da Expoacre reúne, em média, cinco mil pessoas, entre noivos, familiares e convidados, que participam ao ar livre de uma cerimônia civil com direito a decoração especial de casamento e apresentação musical, além das novidades que singularizam cada edição. Este ano, a exemplo do ano passado, a cerimônia aconteceu no estádio Arena da Floresta, que foi especialmente decorado para receber os noivos e seus convidados. A festa foi animada pelo grupo Jabuti Bumbá e pela cantora Verônica Padrão, acompanhada da banda Pimenta de Cheiro.

A cerimônia seguiu todo o ritual de um casamento convencional, com marcha nupcial, sermão do juiz, troca de alianças, beijo, chuva de papel picado e balões. Ao final, os participantes foram brindados com um lanche e receberam suas respectivas certidões de casamento junto com o convite do casamento, como recordação da festa.

Confira a Galeria de Imagens.

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.