Encontro Nacional do Judiciário reúne presidentes de tribunais de todo o país

 Nesta segunda-feira, 25, em Brasília (DF), ocorre o Encontro Nacional do Judiciário, cuja meta principal é reunir os presidentes dos tribunais de todo o país para a união em torno de causas comuns da Justiça. A Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Acre, Desembargadora Izaura Maia, acompanhada do Diretor Geral João Thaumaturgo Neto, participa do Encontro.

Em pauta, temas voltados à modernização do Judiciário, o aperfeiçoamento da gestão dos tribunais e a melhoria da prestação jurisdicional. O objetivo é unificar as diretrizes estratégicas de atuação, com base na cooperação mútua entre as instituições.

O Presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), Ministro Gilmar Mendes, fará a abertura do evento, no Centro de Convenções Brasil XXI, a partir das 10h. Em seguida, os conselheiros do CNJ, desembargadores Mairan Gonçalves Cunha Junior e Rui Stoco, farão a apresentação do Encontro.

Presidentes e ministros dos tribunais superiores, presidentes de tribunais regionais federais, de tribunais estaduais de Justiça, de tribunais militares, eleitorais e do trabalho, bem como conselheiros do CNJ confirmaram presença no evento, além de magistrados, dirigentes de associações da magistratura e representantes de associações de juízes federais, entre outras instituições. No total, estão previstos 170 participantes.

As conclusões do Encontro estarão na Carta de Brasília, a ser divulgada no encerramento. Os tópicos abordados serão os fundamentos de ação integrada do Judiciário em nível nacional que se estenderá aos estados para a discussão de demandas regionais específicas.

Programação

10h – Credenciamento

10h30 – Abertura pelo Ministro Gilmar Mendes, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ)

11h – Apresentação dos Desembargadores Mairan Gonçalves Maia Júnior e Rui Stoco, Conselheiros do CNJ

12h às 14h – Almoço

14h – Manifestação dos Presidentes de Tribunais Superiores e Convidados Especiais;

Ministro Carlos Augusto Ayres de Freitas Britto, Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE);

Ministro Cesar Asfor Rocha, Presidente do Superior Tribunal de Justiça em exercício (STJ);

Ministro Tenente Brigadeiro do Ar Flávio de Oliveira Lencastre, Presidente do Superior Tribunal Militar (STM);

Ministro Rider Nogueira de Brito, Presidente do Tribunal Superior de Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT);

Ministro Gilson Dipp, Coordenador-Geral do Conselho da Justiça Federal;

Desembargador Marcus Faver, Presidente do Colégio de Presidentes dos Tribunais de Justiça.

16h30 – Debate

17h30 – Enceramento pelo Ministro Gilmar Mendes

18h00 – Assinatura da Carta de Brasília e Vinho de Honra

 

(Com informações da Agência CNJ)

 

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.