Poder Judiciário lança seu novo portal na internet

 O Poder Judiciário do Estado do Acre disponibiliza na internet seu novo portal. O lançamento oficial ocorreu na manhã desta segunda-feira, 28, no Palácio da Justiça, onde os desembargadores Izaura Maia (Presidente), Pedro Ranzi (Vice-Presidente) e Eva Evangelista (Corregedora Geral da Justiça) receberam membros da Corte, magistrados, diretores e assessories do Tribunal, e o advogado Florindo Poersch, Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Acre.

O trabalho é resultado da parceria estabelecida entre as equipes da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) e da Assessoria de Comunicação Social (ASCOM) do TJAC, que fez uso da metodologia da pesquisa de campo na execução do projeto. Assim, os diversos setores do Poder Judiciário foram entrevistados e participaram da elaboração do novo portal, com a indicação dos dados gerados e da demanda por informações de cada unidade judicial e administrativa.

Reestruturado, o novo site contempla as principais reivindicações dos usuários, especialmente no que se refere à atualização das informações existentes no portal e ao oferecimento de serviços de pesquisa, como o de consulta jurisprudencial, que já possui mais de 5,6 mil documentos em seu banco de dados.

O site do TJAC está com layout modernizado, cujo formato privilegia a organização das informações e destaca os conteúdos do universo jurídico. Foram modificadas tanto a disposição das informações quanto o conteúdo que é oferecido. Houve reestruturação dos menus e há a possibilidade de se ajustar o tamanho da fonte dos textos, conforme a necessidade individual de cada usuário. Entre as novidades também está a ferramenta de busca de informações no próprio site, que permitirá ao usuário encontrar o conteúdo que precisa com mais rapidez e exatidão.

O seu visual dinâmico busca respeitar as boas práticas de usabilidade e acessibilidade, e agrega além das funções tradicionais de publicação de informações institucionais e notícias, a facilidade do auto-atendimento por meio da disponibilização de serviços de interesse da sociedade. Os serviços já existentes, como o de consulta processual, foram aperfeiçoados e outros foram implantados, como o de consulta de jurisprudência.

Além de utilizar ferramentas e conceitos inovadores de construção e alimentação de páginas web, o novo site procura assegurar princípios de organicidade, navegabilidade, agilidade na publicação das informações, interatividade e flexibilidade. Tudo amparado pelo ambiente descentralizado de gestão e atualização de conteúdos, pois ao longo do processo de reestruturação do portal foram implementadas funcionalidades que permitem às próprias unidades atualizar seus dados e informações diretamente, sem a necessidade da interferência técnica da DTI. Com esta inovação, cada setor será responsável diretamente pelo conteúdo da sua área, o que facilitará o trânsito de informações, garantindo maior segurança e agilidade na alimentação do site.

No ar desde março de 2001, com aproximadamente 3.500 acessos diários, o site do Poder Judiciário do Acre sempre esteve voltado para a melhoria dos serviços jurisdicionais, e agora, após passar por processo de reestruturação, dá mais um passo rumo à modernização e à simplificação da linguagem jurídica.

Outros serviços serão paulatinamente lançados no portal e ele estará sempre em constante atualização, para que cada vez mais e melhor o cidadão obtenha o atendimento de suas necessidades. Desta forma, o Poder Judiciário do Acre estará imprimindo maior transparência às suas ações, dando mais visibilidade aos seus procedimentos e disponibilizando canal ágil e eficiente de interação com a sociedade.

Serviço

Para acessar o site do Poder Judiciário do Estado do Acre, o endereço continua o mesmo: www.tjac.jus.br. Com a utilização do domínio ".jus", o TJAC cumpre a Resolução nº 45, de 17 de dezembro de 2007, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que dispõe sobre a padronização dos endereços eletrônicos dos órgãos do Poder Judiciário Brasileiro.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3211-5554 (Diretoria de Tecnologia da Informação) e 3211-5357 (Assessoria de Comunicação Social), ou pelo e-mail contato@tjac.jus.br.

Veja aqui a Galeria de fotos .

 

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.