MBA em Poder Judiciário – Ementa e Programação

A Escola Superior da Magistratura do Acre divulga a ementa e a programação do MBA em Poder Judiciário que tem continuidade hoje, 05, e amanhã, 06 de outubro.  

Disciplina: Gestão de Serventias Judiciais / Módulo II – 15 horas – 05 e 06 de outubro de 2007. 

Carga horária: 30 horas. Local: Bloco B, Sala 15, FAAO. Horário: início às 8h30.

Ementa: os profissionais que atuam junto às serventias judiciais, em sua maioria, não têm formação especifica para o desempenho de tal atividade. Em geral, a organização administrativa das serventias judiciais é empírica, baseada na experiência dos profissionais mais antigos, muitas vezes, sem considerar técnicas existentes. Sem duvida, a experiência desses profissionais é muito valiosa, especialmente porque adquirida justamente com o desempenho dessa atividade. Contudo deixa de aproveitar as melhores experiências e pesquisas realizadas nos Pais e no mundo. Por isso, a disciplina Gestão de Serventias Judiciais é fundamental para esses profissionais. Propõe-se debater os modelos atualmente em prática, confrontando-os com a experiência dos próprios alunos, buscando apontar como tais modelos podem ser melhorados com a adoção de técnicas trazidas de fora do meio jurídico. Serão abordados temas como os modelos de gestão já aplicados em outros Tribunais, mas muitas vezes desconhecidos ou não aplicados pelos profissionais. A abordagem da disciplina será sempre embasada nas experiências próprias dos alunos. 

Bibliografia recomendada: MELLO SERRA, Luiz Umpierre de. Gestão de Serventias Judiciais. FGV Direito Rio.

Professor: Luiz Umpierre de Mello Serra. Curriculum resumido: Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito Cândido Mendes do Rio de Janeiro, foi Juiz Eleitoral da 148ª Zona Eleitoral de abril de 1997 até 30/09/2001, Juiz Diretor do Fórum de Magaé de 1997 até setembro 2001 e Juiz Auxiliar da 3ª Vice Presidencia do TJRJ de 2000 até 2002. Atualmente ocupa os cargos de Juiz de Direito da 50ª Vara Cível, Juiz Auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça e é membro do colegiado do Tribunal Regional Eleitoral (biênio 2007/2009).

 

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.