Caravana da Cidadania atende em Manoel Urbano

A caravana de documentação e registros legais encerrou sua primeira etapa na cidade de Manoel Urbano nessa quarta-feira (8). A ação é uma parceria entre o Projeto Cidadão, coordenado pelo Tribunal de Justiça, e o Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural, promovido pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Os atendimentos na localidade iniciaram-se na terça-feira e até a manhã do segundo dia registravam 310 documentos de identidade, 329 CPFs, mais de 200 carteiras de trabalho.

Certidões de nascimento também foram emitidas e casamentos, realizados. Gerisvaldo Ferreira da Silva e Antonia Santos de Oliveira vivem juntos há quatro anos no Projeto de Assentamento Liberdade, em Manoel Urbano, e esperavam a caravana para formalizar a união. Algumas pessoas chegam a viajar dias na busca de documentos, como Francisco Manduca, da etnia Kulina, que vive numa aldeia desceu o rio Purus durante três dias com outros nove integrantes de sua família. “Trouxe os filhos de minha filha para retirar certidão de nascimento”.

A caravana de documentação se instala nesta quinta-feira (9) na cidade de Feijó, na escola Raimundo Augusto, e no sábado e domingo estará no seringal Miraflores, entre os municípios de Manoel Urbano e Feijó. A 4ª etapa ocorrerá no dia 13 e 14, no município de Tarauacá, na Escola João Ribeiro e a última, no Posto de Saúde da localidade Riozinho da Liberdade, nos dias 16 e 17 de agosto. Também participam do mutirão a Delegacia Regional do Ministério do Trabalho e Emprego, Caixa Econômica Federal, INSS, Funai, Departamento de Identificação e as prefeituras dos municípios beneficiados.

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.