Tribunal de Justiça dedica programação especial a suas servidoras

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, o Tribunal de Justiça do Estado do Acre ofereceu uma vasta programação de cursos e atividades a suas servidoras, finalizada com uma tarde de festa e descontração. Durante todo o dia 7 de março, véspera do feriado, as servidoras do judiciário puderam desfrutar de cursos de maquiagem, serviços de cabeleireiro e modelagem de sobrancelhas, cortesias do Salão da Mari, Casa Rosa Mulher e O Boticário.

A programação comemorativa teve como ponto alto a festa de confraternização, realizada na Praça do Cidadão, localizada no Fórum Barão do Rio Branco. Ao som do grupo Raízes da Terra, tradicional animador do Senadinho, as servidoras receberam as congratulações da direção do Tribunal, em especial da presidente, desembargadora Izaura Maia, e da corregedora geral da justiça, desembargadora Eva Evangelista. Em suas palavras, as magistradas sintetizaram a importância e o caráter imprescindível do trabalho realizado por todas as mulheres na consolidação do Poder Judiciário no Estado, as quais representam aproximadamente 65% do total de seus servidores.

As mulheres presentes na ocasião concorreram em um animado sorteio de brindes doados pelo comércio local e receberam as lembranças oferecidas pela Presidência do Tribunal, além de participarem do lanche que encerrou a programação a elas dedicada.

Prestigiaram a confraternização o desembargador Pedro Ranzi, vice-presidente do Tribunal, os juízes Luiz Camolez (Vara de Órfãos e Sucessões da Comarca de Rio Branco), Denise Castelo Bonfim (2ª Vara Criminal da Comarca de Rio Branco), Maha Kouzi Manasfi (2ª Vara Cível da Comarca de Cruzeiro do Sul/Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Rio Branco), além do presidente e vice-presidente da Associação dos Magistrados do Acre (ASMAC), juízes Laudivon Nogueira (2ª Vara de Família da Comarca de Rio Branco) e Marcelo Coelho (Central de Penas Alternativas), respectivamente.

A secretária Flora Valladares (Secretaria de Estado de Controle Interno) também prestigiou a festa, participando inclusive dos cursos oferecidos na programação do dia. Confira as imagens do dia de homenagem às mulheres na Galeria de Fotos do nosso site.

FESTA COM POESIA

A programação da tarde de festa contou ainda com um momento de poesia e reflexão, quando a servidora Ana Lúcia Felisberto, escrivã da 2ª Vara de Família da Comarca de Rio Branco, prestigiou os convidados com a sensível leitura do texto “O homem e a mulher”, de Victor Hugo:

“O Homem é a mais elevada das criaturas, a Mulher é o mais sublime dos ideais! Deus fez para o Homem um trono, para a Mulher, um altar. O trono exalta, o altar santifica! O Homem é o cérebro, a Mulher, o coração. O cérebro produz a luz; o coração, amor. A luz fecunda; o amor ressuscita! O Homem é o gênio, a Mulher é o anjo. O gênio é imensurável; o anjo, indefinível! A aspiração do Homem é suprema glória; a aspiração da Mulher, a virtude suprema. A glória traduz grandeza, a virtude traduz divindade! O Homem tem a supremacia; a Mulher, a preferência. A supremacia representa a força, a preferência representa o direito! O Homem é forte pela razão; a mulher é invencível pela lágrima. A razão convence, a lágrima comove! O Homem é capaz de todos os heroísmos; a Mulher, de todos os martírios. O heroísmo enobrece; o martírio sublima! O Homem é o código; a Mulher, o evangelho. O código corrige; o evangelho aperfeiçoa! O Homem é o templo; a Mulher, um sacrário. Ante o templo, nos descobrimos; ante o sacrário, ajoelhamo-nos! O Homem pensa, a Mulher sonha. Pensar é ter cérebro; sonhar é ter na frente uma auréola! O Homem é um oceano; a mulher, um lago. O oceano tem a pérola que o embeleza, o lago tem a poesia que o deslumbra! O Homem é a águia que voa; a Mulher, o rouxinol que canta. Voar é dominar o espaço, cantar é conquistar a alma! O Homem tem um farol: a experiência; a Mulher tem uma estrela, a esperança. O farol guia, a esperança salva! Enfim, o Homem está colocado onde termina a Terra; a mulher, onde começa o Céu!”

SERVIDORAS DO TJ SÃO HOMENAGEADAS NA ALEAC

Na manhã do dia 7 de março, deputados estaduais e vereadores de Rio Branco realizaram sessão solene conjunta na Assembléia Legislativa em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Representando o Poder Judiciário acreano, as servidoras Maria Lúcia Florêncio Gomes, Luziete Lima Miranda e Maria Francisca Gomes de Sousa da Mota receberam os cumprimentos da mesa diretora da ALEAC e as lembranças oferecidas durante a homenagem.

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.