População de Senador Guiomard é atendida pelo Projeto Cidadão

Atendimento aconteceu na Escola Estadual 15 de Junho.

O Projeto Cidadão movimentou o município de Senador Guiomard nesta sexta-feira, 13. No centro da cidade, a Escola Estadual 15 de Junho recebeu a ação do Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJAC), que junto à atuação de vários parceiros públicos e privados ofertou serviços e atendimentos para a população.

O desembargador-presidente Francisco Djalma, governador em exercício, enfatizou a promoção de cidadania. “Este é um programa social de grande alcance, sua importância está justamente em sua dimensão, pois colabora, há mais de vinte anos, com soluções”, assinalou.

A desembargadora Eva Evangelista, coordenadora do Projeto Cidadão, destacou que essa é a sexta edição neste ano de 2019. “A atividade fim do Tribunal de Justiça é receber e julgar os processos, mas nós temos um compromisso social. Por isso, seguimos agregando forças e trabalhando para transformar realidades”, assegurou a decana da Corte.

Cenário que foi contextualizado pelo juiz de Direito Afonso Braña, titular na Comarca de Senador Guiomard, mas que relembrou sua carreira jurídica em Tarauacá, “em vários julgamentos do Tribunal do Júri, eu tinha dificuldade em registrar o depoimento de testemunhas de crimes, porque eram pessoas que não tinham documento e em muitos locais ainda ocorre o sub-registro”, contou o magistrado.

“O Projeto Cidadão só vai deixar de existir quando o último ramal tiver sido asfaltado, quando os municípios deixarem de ser de difícil acesso e a população for atendida plenamente pelas políticas públicas”, complementou Braña.

O prefeito André Maia participou da solenidade, bem como as equipes municipais também compuseram o esforço proposto pela agenda. “Esse é um honroso trabalho social, que oferta serviços rápidos e gratuitos. Tenho o orgulho de acolher a ação em nossa cidade, pois ela está de acordo com o nosso compromisso de atender as necessidades do povo”, ressaltou o gestor.

Cerca de 40 parceiros integram a atividade, entre eles, o Ministério Público do Estado do Acre, na qual a procuradora-geral de Justiça Kátia Rejane ressaltou a oferta dos serviços disponibilizados por meio do projeto MP na Comunidade, recentemente premiado pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), na categoria Transformação Social.

Entre os líderes e autoridades presentes, estava o deputado federal Alan Rick. Ele contou que em 2010, casou-se pelo Projeto Cidadão. “É uma ação que marcou minha história de vida, tanto na pessoal, quando na profissional, porque por muitas vezes também fiz a cobertura jornalística do evento”, destacou. O incentivo do político se consubstancia também pelo direcionamento de emendas, na qual foi garantida a implantação da Casa de Justiça e Cidadania, na Cidade do Povo.

Festa da Cidadania

Ana Carolina Dantas saiu de casa sabendo qual serviço ia buscar no Projeto Cidadão. “Eu quero retificar a certidão de nascimento do meu filho, porque no documento tá invertido o nome dos avós maternos e paternos. Agora estou resolvendo!”, explicou.

O atendimento era uma oportunidade única para Fabiana Conceição. “Vim com meus quatro filhos, pra tirar a identidade de dois, porque é muito difícil ir pra Rio Branco com todos eles e aqui foi bem rápido”.

Cirlene Ferreira também estava pensando em sua filha, queria atendimento pediátrico para a Kelry Vitória. “Acabei de conseguir a consulta para minha filha e foi muito bom. Ela só tem um ano e eu estava preocupada com a saúde dela”, disse a mãe.

Já, Francisca do Nascimento falou na recepção sobre sua dor nas costas e por isso foi direcionada para o atendimento fisioterápico, disponibilizado pelo Centro Médico do TJAC. “Me falaram que o melhor era ver o fisioterapeuta e eu que nunca fui em um, achei melhor que remédio”, disse a idosa, que foi atendida pelo fisioterapeuta Rafahel Muniz.

Apesar de Senador Guiomard ser um município vizinho de Rio Branco, muitos narraram sobre a dificuldade de buscar serviços na capital. Como Francisco Salvandi, “vim regularizar meu titulo eleitoral, porque senão eu tinha que sair aqui do município pra ir até a Oca, o que é bem mais difícil”, explicou.

Veja todas as fotos no Flickr.

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.