Acervo de Jorge Kalume sobre o Acre será doado para a Justiça Acreana

Família decidiu doar todo o acervo que o ex-governador reuniu sobre o Acre, para que seja disponibilizado à sociedade no Palácio da Justiça

Fotos e documentos que contam muito da história do Acre sempre foram uma paixão na vida do ex-governador Jorge Kalume. Depois que faleceu, em 2010, todo esse acervo ficou com a viúva, Tereza Kalume, que reside no Rio de Janeiro.

Na tarde desta terça-feira, 5, a secretária de Educação de Rio Branco, Nabiha Bestene, visitou o presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), Francisco Djalma, como amiga e porta-voz da família, que decidiu doar todo o acervo para o Poder Judiciário do Acre.

Nabihra conta que família é sempre procurada por pesquisadores no intuito de terem acesso ao conteúdo. Mas depois de dialogarem, a família decidiu disponibilizar tudo à Justiça, reconhecendo o respeito que Jorge Kalume tinha pela Corte. “Kalume era uma pessoa que tinha enorme respeito pelo Poder Judiciário, nada mais justo que esse conteúdo ficar aos cuidados do Tribunal”, ressalta a amiga da família.

O termo de doação será formulado pra que o Tribunal de Justiça do Acre  e a família assinem e iniciem o processo de transferência do conteúdo, que deve vir ainda este mês para Rio Branco, para que fique no Palácio da Justiça.

O presidente do TJAC, desembargador Francisco Djalma, recebeu a notícia com muita satisfação. Ele conta que conheceu Jorge Kalume por sua atuação na política, antes de vir morar e exercer magistratura no Acre. “Estamos felizes com a sua notícia, pois nos honra muito receber o acervo. Esse material será muito bem recebido por nós e disponibilizaremos para que a sociedade tenha acesso”, ressalta. 

 

Postado em: Galeria, Notícias | Tags:, ,

Fonte: GECOM Atualizado em 05/01/2021