Reunião discutiu aprimoramento do projeto O Poder das Escolhas, testes com estudantes e participação do Tribunal no Viver Ciência
O Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJAC) e a Secretaria de Estado de Educação (SEE) avançaram nas tratativas para a construção de uma parceria institucional voltada ao desenvolvimento e aprimoramento de ferramentas pedagógicas destinadas a crianças e adolescentes. O alinhamento ocorreu nesta terça-feira, 25, durante reunião realizada na Escola do Poder Judiciário do Acre (Esjud).
O encontro contou com a participação da vice-presidente do TJAC, desembargadora Regina Ferrari, representando a Coordenadoria da Infância e Juventude (Coinj), além de representantes da SEE e do Laboratório de Inovação do TJAC (InovaLab).
Entre os principais temas discutidos esteve o projeto “O Poder das Escolhas”, protótipo de ferramenta lúdico-pedagógica desenvolvido pelo InovaLab/TJAC. A solução utiliza recursos de diálogo, tomada de decisões e consequências para abordar temas relacionados à cidadania, convivência, saúde e prevenção à violência escolar.
A SEE sinalizou positivamente à construção da parceria e à continuidade das tratativas, com a perspectiva de integração entre as equipes técnicas, pedagógicas e de inovação das duas instituições. Como próximo encaminhamento, a Secretaria deverá indicar servidores que atuarão como pontos focais, responsáveis pela interlocução com o Tribunal e pela articulação das áreas necessárias ao desenvolvimento das ações.


Protótipo será aprimorado e testado com estudantes
O próximo passo será o aprimoramento pedagógico do protótipo, com a participação das equipes especializadas. Depois dessa etapa, a proposta é realizar um projeto-piloto em uma escola da rede estadual, possibilitando que estudantes utilizem a ferramenta antes da elaboração da versão definitiva.
A SEE deverá avaliar a indicação de uma unidade escolar que disponha de laboratório de informática com estrutura adequada para a atividade.
A realização dos testes permitirá coletar impressões diretamente dos estudantes, observar a experiência de uso e utilizar os resultados para aperfeiçoar aspectos como linguagem, conteúdo, dinâmica e jogabilidade.
A estratégia reforça a proposta de desenvolver a solução de forma colaborativa, aproximando o processo de inovação do público que efetivamente utilizará a ferramenta.
Gentileza e respeito também poderão virar jogo
Durante a reunião, a desembargadora Regina Ferrari solicitou às equipes a avaliação da possibilidade de desenvolvimento de uma ferramenta ou conteúdo lúdico-pedagógico voltado especificamente aos temas gentileza, respeito e convivência social.
A ideia é utilizar recursos interativos e linguagem adequada ao público infantojuvenil para trabalhar valores relacionados à convivência e à formação cidadã.
A proposta será analisada pelas equipes técnicas e pedagógicas, tanto para eventual incorporação ao projeto “O Poder das Escolhas” quanto para a criação de uma nova ferramenta.
TJAC participará do Viver Ciência
Outro ponto discutido foi a participação do TJAC no Viver Ciência, previsto para os dias 25 e 26 de novembro de 2026.
A intenção é que o Tribunal conte com um espaço institucional no evento para apresentar suas iniciativas e possibilitar a interação direta de crianças e adolescentes com as ferramentas desenvolvidas.
Entre as providências a serem definidas estão o espaço físico, a identidade visual, a comunicação institucional, a organização de um ambiente interativo ou sala de jogos e a disponibilização de computadores e outros equipamentos.
Também deverá ser elaborado um cronograma específico para as melhorias do O Poder das Escolhas, contemplando as etapas de adequação pedagógica, desenvolvimento, testes, validação com estudantes e preparação da versão que será apresentada no evento.
Atuação integrada
Participaram da reunião a desembargadora Regina Ferrari, pela Coinj; o secretário-adjunto de Administração da SEE, João Sebastião Flores da Silva; Vera Lúcia Pires, da Divisão de Observatório de Segurança Escolar da SEE; Andressa Pereira da Costa, da Coinj/TJAC; Bono Luy da Costa Maia, coordenador do InovaLab/TJAC; além de Eliézio Silveira Dias e Carlos Afonso Nogueira Monteiro, integrantes do laboratório.
A iniciativa integra as ações do TJAC voltadas ao uso da inovação, da tecnologia e da articulação interinstitucional como instrumentos de apoio à educação, à cidadania e à proteção de crianças e adolescentes.
Fotos: cedidas