Escolas visitam o Palácio da Justiça durante a 24ª Semana Nacional de Museus

Programação democratiza o acesso à cultura, valoriza o patrimônio histórico e intensifica a relação entre museus e a sociedade

O Palácio da Justiça foi um dos destaques da 24ª Semana Nacional de Museus no Acre. O tema desta edição foi “Museus Unindo um Mundo Dividido”. No período de 18 a 26 de maio, foi ampliado o incentivo de visitas pedagógicas com alunas e alunos da rede pública e privada no Centro Cultural do Tribunal de Justiça do Acre. O resultado foi positivo, visto que foram registradas mais de 400 visitas durante a programação. 

Uma das unidades visitantes foi a Escola Estadual Rural Santa Fé, situada no Ramal Linha 7, Km 14, no município de Porto Acre, às margens do Rio Acre. “Nossa escola atende principalmente alunos ribeirinhos da região e é com muito orgulho que levamos nossos estudantes para viver essa experiência. Foi um dia de muito aprendizado. O conhecimento que adquirimos com vocês foi valioso demais e com certeza marcou a vida e a formação de todos presentes”, disse o professor Célio Brito.

Hoje, o Palácio da Justiça preserva documentos, memórias e elementos que ajudam a contar parte da trajetória do povo acreano, aproximando novas gerações da cultura local. O desembargador emérito Pedro Ranzi compartilhou experiências da sua atuação enquanto “juiz de barranco” e o servidor Alexandre Oliveira apresentou a história dos itens expostos durante a visita guiada.

O museus cumpre a função de preservar e dar acesso à memória do Poder Judiciário acreano. O espaço contribui para a manutenção da memória histórica, permitindo que estudantes, pesquisadores e visitantes tenham acesso a conteúdo educativos de forma mais dinâmica e acessível.

Na última segunda-feira, 25, a programação contou com a mesa redonda “Entre o Material e o Imaterial – Desafios da Preservação do Patrimônio no Acre”, também realizada no auditório do Palácio da Justiça. O debate alcançou questões sobre as dimensões culturais e foi seguido pela exibição do minidocumentário, produzido pela extensão acadêmica do curso de História da Universidade Federal do Acre.

A exposição fotográfica Sítios Arqueológicos – Geoglifos do Acre foi um dos atrativos culturais, que completou a ação educativa de encerramento “Entre Terra e Memória: Entendendo os Geoglifos do Acre”. O estudo conjunto entre o mapeamento dos geoglifos e o acervo museológico permite entender como as civilizações pré-colombianas manejavam o solo e a paisagem da Amazônia antes da chegada dos europeus. Geoglifos e museus estão conectados na preservação, pesquisa e divulgação da história ancestral amazônica.

Fotos cedidas.

Miriane Braga Teles | Comunicação TJAC