Presidente do TJAC e corregedor-geral visitam comarcas do interior

Com a retomada do trabalho presencial, desembargadora Waldirene Cordeiro, iniciou nesta quarta-feira, 10, visita institucional às unidades do Juruá

Desde que assumiu o cargo de presidente, a desembargadora Waldirene Cordeiro tem articulado e trabalhado junto a equipe por melhorarias nas condições de trabalho do público interno, dentro das possibilidades atuais da gestão. Exemplo disso é o Termo de Cooperação Técnica assinado em agosto deste ano, entre o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) e Governo do Estado, para obras de manutenção, reforma e adequação de vinte unidades do Poder Judiciário acreano.

Com a finalidade de verificar as condições prediais das comarcas do interior, a presidente iniciou nesta quarta-feira, 10, visita institucional às unidades do Juruá, em razão da retomada do público interno aos seus locais de serviço. Até então, a Administração reunia-se por videoconferência com magistradas, magistrados, servidoras e servidores.

A primeira comarca a ser visitada foi a de Feijó, distante 364 quilômetros da capital. Na ocasião, a presidente; o corregedor-geral da Justiça, desembargador Elcio Mendes; o juiz-auxiliar da Coger, Lois Arruda; e a presidente da Associação dos Magistrados do Acre (Asmac), Rosinete Reis, foram recebidos pelo juiz de Direito Marcos Rafael.

“Nessas visitas localizadas estamos ouvindo os juízes, procurando saber quais são as necessidades e anseios e como o Tribunal pode, da melhor maneira possível, prestar essa assistência. Vim para ouvir e me colocar à disposição dos colegas magistrados”, explicou a desembargadora-presidente.

Primeira instância

Segundo ela, o objetivo maior e comum é que o jurisdicionado seja bem atendido e que a Justiça se faça célere e pronta para os usuários, levando em consideração que o primeiro grau é a porta de entrada da Justiça. Ela também comentou sobre o Termo de Cooperação Técnica das obras, que já foram iniciadas nas comarcas de Manoel Urbano e Senador Guiomard. Serão contempladas também as unidades em Xapuri, Plácido de Castro, Feijó, Tarauacá, Mâncio Lima, Rodrigues Alves e Cruzeiro do Sul.

O corregedor-geral, desembargador Élcio Mendes, disse que também espera continuar tendo um relacionamento franco, aberto e direto nestes dois anos de gestão com o primeiro grau.

A atual Administração do TJAC tomou posse em fevereiro deste ano, no auge do caos da pandemia. Com a necessidade de cumprimento das regras da Organização Mundial da Saúde, os membros da Administração não tiveram deslocamentos ao interior, principalmente pelo fato de as atividades estarem sendo executadas em home office. A exceção ocorreu durante a enchente no município de Sena Madureira, onde a presidente esteve no local para fazer a entrega dos donativos arrecadados na campanha ‘SOS Acre’.

O juiz de Direito Marcos Rafael pontuou sobre os serviços em home office, a produtividade e a volta das atividades presenciais. Ele disse que, como toda a dificuldade, a equipe não mede esforços para atender mais e melhor os que procuram a Justiça.

A presidente da Asmac, que também foi empossada durante a pandemia, diz ser a primeira visita institucional que faz às comarcas. Para ela, é fundamental a aproximação entre a entidade e os magistrados. Ela se informou ainda sobre a demanda de atendimento no local.

 

Ana Paula Batalha | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.