TJAC amplia funções do Sistema de Gestão Administrativa para trazer mais transparência e eficiência

A novidade, que moderniza a organização do fluxo de trabalho dos servidores, permitirá a ampliação dos mecanismos de transparência, controle, eficiência, economia e melhoria da gestão


A administração do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) iniciou a segunda-feira, 13, anunciado a ampliação das funções no Sistema de Gestão da vida funcional dos servidores do Judiciário acreano. Com a medida, os profissionais passam a ter no mesmo canal, o melhor acesso ao seu histórico e certidão de férias, e também poderão solicitar ali o pedido para usufruir do benefício. Isso permitirá uma melhor gestão de pessoas.

O Sistema foi contratado pela empresa Thema e vem sendo desenvolvido e alimentado pelas equipes da Diretoria de Gestão de Pessoas (Dipes) do TJAC. Mas, para a implantação dessa funcionalidade, a Escola do Poder Judiciário do Acre (Esjud) também colaborou para que servidores alimentassem o Portal com as informações do quadro funcional da Justiça.

Dessa forma, foram ampliados os mecanismos de transparência, controle, eficiência, economia e melhoria da gestão. Afinal, agora, por exemplo, as certidões de férias são fornecidas automaticamente e imediatamente, não é mais necessário fazer o pedido via e-mail ou gerar um processo no Sistema Eletrônico de Informações (SEI), um outro mecanismos de gestão dos processos administrativos desvinculado do Portal dos Servidores, e dispensar servidores para atender, fazer o levantamento e encaminhar a resposta.

A ampliação do Sistema de Gestão administrativo ainda garante o emprego das tecnologias da informação e comunicação de forma otimizada e responsabilidade com as políticas de proteção e preservação ambiental, com o agir sustentável evitando que servidores tenham que realizar o trabalho que será feito por um sistema. Com isso, será dedicado mais tempo na elaboração das políticas de gestão de pessoal, já que demandas repetitivas passam a ser feitas no Sistema.

Na ocasião da apresentação da nova funcionalidade, a desembargadora-presidente do TJAC Waldirene Cordeiro, agradeceu o engajamento de todos e revelou a satisfação de conseguir completar essa missão. “Agradeço a todos pelo trabalho. É uma satisfação fornecer isso para nossos servidores e servidoras. Conseguir ver na tela toda a vida funcional e programar suas férias é transparência. Transparência também para a gestão planejar e organizar melhor suas ações”, comentou.

foto da diretora de gestão de pessoas de pé ao lado do data show, falando com o vice-presidente do TJAC, desembargador Roberto Barros, a presidente, desembargadora Waldirene Cordeiro e o juiz de Direito auxiliar da presidência, Leandro Leri Gross

Para o vice-presidente do TJAC, desembargador Roberto Barros, é essencial aprimorar os mecanismos tecnológicos. “Hoje realizamos o lançamento de algo que pensamos há oito anos. Avançamos em várias áreas, mas faltava um sistema de gestão administrativo. Afinal, pessoas são o coração dessa instituição. O Tribunal é um prestador de serviços, por isso, é essencial gerir pessoas para que o Tribunal de Justiça atue melhor e com mais agilidade. Esse é resultado de esforço de várias gestões. Por isso agradeço o esforço de todos e a boa interação”, disse Barros.

Agilidade e transparência

Conforme explicou a diretora da Dipes, Iriá Farias, a proposta é que durante esse mês de setembro os servidores conheçam e incorporem a ferramenta no seu dia-a-dia, para serem feitas as correções e inserções, assim como, sejam ministrados treinamentos com os gestores de todas as unidades.

Na intranet do TJAC, serão disponibilizados vídeos tutoriais e também contatos dos canais de atendimento específicos dentro da Diretoria de Gestão de Pessoas do TJAC para atender os servidores e servidoras e sanar eventuais dúvidas sobre suas fichas cadastrais nesse período de adaptação ao sistema.

A diretora apontou que com esse avanço tecnológico, o fluxo de trabalho foi aperfeiçoado.

Com esse trabalho de formiguinha, ou seja, em equipe, como afirmou o vice-presidente do Tribunal acreano, desembargador Roberto Barros, a Justiça avança aperfeiçoando os mecanismos de transparência, e agilidade.

Foto da presidente do TJAC, desembargadora Waldirene Cordeiro ao lado do vice-presidente, desembargador Roberto Barros, de pé à frente da equipe de servidores da Diretoria de Pessoas do Tribunal de Justiça
Emanuelly Silva Falqueto | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.