Equipamentos já não atendem às demandas do Poder Judiciário, porém, ainda podem ser utilizadas em ações educativas, de ressocialização e capacitação profissional, entre várias outras atividades
O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), por meio da Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec), realizou nesta quinta-feira, 22, a entrega de mais 180 computadores doados pelo Poder Judiciário estadual. Desta vez, as instituições beneficiadas foram o Instituto Penitenciário do Estado do Acre (IAPEN/AC) e a Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (SEICT).
Além das unidades centrais de processamento (CPUs), também foram entregues os periféricos necessários para o funcionamento das máquinas, como monitores, mouses, teclados, cabos de energia e de rede, todos em perfeito estado de conservação. No total, foram doados 150 PCs ao IAPEN/AC e outros 30 à SEICT.
Com a crescente utilização de softwares e sistemas de maior complexidade operacional, os equipamentos se tornaram obsoletos para o Poder Judiciário do Estado do Acre, mas permanecem aptas à realização de atividades educativas, de ressocialização e capacitação profissional.


A entrega, que ocorreu no átrio da sede do TJAC, foi realizada pelo desembargador-presidente do TJAC, Laudivon Nogueira, que, na ocasião, destacou a importância das doações para as entidades e instituições parceiras do TJAC. O magistrado ressaltou, ainda, que a ação beneficia não somente o poder público, mas toda a sociedade.
“Essa doação reforça o nosso compromisso com a responsabilidade social e a valorização das instituições. Ao repassar esses equipamentos, contribuímos para o fortalecimento do serviço público e para a inclusão digital em nossa sociedade, além de colaborar com a sustentabilidade”, afirmou o desembargador-presidente.
O representante do IAPEN, diretor de Planejamento de Gestão Hilquias de Almeida Araújo agradeceu a doação e ressaltou que os equipamentos serão utilizados na parte administrativa e operacional.
“Serão utilizados pelos nossos servidores e policiais penais. Será de grande valia, pois os nossos computadores já estão antigos ou nós estamos repondo. Quando tivermos cursos profissionalizantes seja para o detento ou para servidor será também de grande valia. Mais uma vez agradecemos o Tribunal de Justiça, ao desembargador-presidente Laudivon Nogueira e toda a sua equipe que nos fazem esta excelente doação”, disse.



Também o secretário de Indústria, Ciência e Tecnologia do Governo do Acre, Assur Mesquita, manifestou contentamento pela ação, assinalando que as máquinas serão utilizadas para atender a um projeto que chamado Polo Digital.
“Temos feito cursos de informática na comunidade, atendendo jovens e adultos de forma gratuita. Só no passado, esse projeto, com o pouco que nós temos, já formamos mais de 500 pessoas em cursos presenciais de informática, fazendo a inclusão das pessoas no mundo digital, dando oportunidade no mundo do trabalho. A proposta aqui é implantar um laboratório em Cruzeiro do Sul também. E ampliar aqui em Rio Branco mais uma unidade lá na unidade no bairro São Francisco. Então a gente agradece muito o Tribunal de Justiça pela prestação, essa iniciativa, que de imediato vai ter um impacto muito positivo, principalmente para os jovens que precisam se qualificar”, ressaltou.
Segundo o diretor de tecnologia da informação do TJAC, Elson Correia, somente no ano de 2025 já foram doados cerca de 300 PCs em perfeito estado de conservação que já não têm poder de processamento para as atividades desenvolvidas pelo Poder Judiciário, mas continuam operacionais para inúmeras outras atividades.