TJAC participa do 14º Fórum Nacional de Mediação e Conciliação

Objetivo do evento é promover discussões e boas práticas para aprimorar o exercício das funções desempenhadas por seus integrantes, buscando aperfeiçoar cada vez mais os métodos consensuais de solução de conflitos por meio do intercâmbio de experiências

A presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de justiça do Acre (TJAC), desembargadora Denise Bonfim participou do 14º Fórum Nacional de Mediação e Conciliação (Fonamec), da quarta a sexta-feira, 22 a 24, em Porto Alegre.

O objetivo do Fórum é promover discussões e boas práticas para aprimorar o exercício das funções desempenhadas por seus integrantes, buscando aperfeiçoar cada vez mais os métodos consensuais de solução de conflitos por meio do intercâmbio de experiências.

Foram três dias de debates e trocas de experiências de magistrados e servidores com atuação nos Núcleos Permanentes de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemecs) e Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSCs) de todo o país.

O presidente do evento, juiz de Direito do TJ do Amazonas, Gildo Alves de Carvalho Filho, coordenou a plenária de votação dos enunciados do Fórum – propostas que sintetizam o entendimento do grupo a respeito dos temas debatidos. Os novos enunciados aprovados serão encaminhados ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e, se aprovados por aquele órgão, passarão a fazer parte da Resolução 125/2010, que criou a Política Judiciária de Tratamento de Conflitos. 

O Presidente do 14º Fonamec destacou a importância do encontro: “Precisamos ressaltar essa capacidade de distribuir afeto, numa política tão importante para o sistema de justiça, onde temos a oportunidade de nos encontrarmos e também trocarmos experiências. E também a busca do avanço de uma política de autocomposição, que entendemos precisar ser consolidada em nível nacional. A cada encontro, conseguimos caminhar na busca de um sistema minimamente organizado e entabulado para que não seja uma política dispersa. O grande objetivo é levar eficácia, eficiência e simplicidade para não só distribuir justiça, mas cidadania plena acima de tudo”, afirmou o presidente.

A próxima edição do Fonamec ocorrerá em Vitória (ES), em maio de 2024.

Texto: Elisson Magalhães, com informações e fotos Assessoria TJRS | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.