Em Feijó, roda de conversa fortalece diálogo e conscientização sobre a Lei Maria da Penha

Disseminar o conhecimento sobre a legislação, visa à conscientização e à prevenção da violência contra a mulher

A campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher” realizada pelo Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) também está com ações nos municípios. Em Feijó, a juíza Ana Saboya promoveu uma roda de conversa, onde divulgou informações da Lei Maria da Penha, grupos reflexivos e a Patrulha Maria da Penha.

Esse tipo de atividade proporciona um espaço aberto para o compartilhamento e entendimento da lei de uma forma simplificada. Assim, desempenha um papel fundamental para a pacificação social e eliminação de estigmas e preconceitos associados à violência de gênero.

A juíza Ana Saboya destacou, principalmente, a importância da rede de apoio. “O projeto ‘Amigas das Mulheres’ foi realizado com manicures e cabelereiras de Feijó, para falar sobre os tipos de violência doméstica e como se proteger.  Essas profissionais são boas ouvintes. Elas escutam relatos de violência doméstica e muitas vezes não sabem identificar ou como auxiliar”, disse a magistrada. Em resposta, várias mulheres trouxeram relatos de suas vivências, fortalecendo o propósito da iniciativa.

O trabalho foi articulado com o apoio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Secretaria Municipal de Cidadania e a Universidade Federal do Acre (Ufac), que inclusive doou mudas de árvores que foram entregues para as 33 profissionais que participaram da dinâmica. Também com o apoio do Ministério Público do Acre, com a palestra do promotor de Justiça Lucas Nonato.

Miriane Teles* com fotos cedidas | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.