TJAC e universidades assinam Termo de Compromisso para atuação no Projeto Mariri

Ação prevê fortalecimento do atendimento ao cidadão, por meio da inserção de acadêmicos nas atividades de melhoria dos serviços oferecidos pela Central de Atermação do Poder Judiciário do Acre

O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) e as instituições de ensino superior firmaram Termo de Compromisso com o objetivo de atuarem em conjunto no projeto Mariri, fortalecendo o atendimento ao cidadão, por meio da inserção de acadêmicos nas atividades de melhoria nos serviços oferecidos pela Central de Atermação do Poder Judiciário do Acre.

A parceria foi oficializada com a assinatura do Termo de Compromisso na segunda-feira, 16, entre a presidente do TJAC, desembargadora Regina Ferrari, e os representantes das seguintes instituições de ensino: Anhanguera, Estácio Unimeta, Unama e Uninorte. 

A cooperação técnico-institucional entre o TJAC e as instituições de ensino, pretende promover o aperfeiçoamento por meio da realização de estágios não obrigatórios e o incremento de atividades de pesquisa e serviços aos alunos em formação superior.

O Projeto Mariri foi modelado e estruturado com o propósito de integrar o Poder Judiciário às instituições de ensino superior que oferecem o curso de graduação em Direito. Seu foco principal é aprimorar os serviços oferecidos pela Central de Atermação do Poder Judiciário do Estado do Acre (PJAC), responsável pelo recebimento e encaminhamento inicial das demandas judiciais.

Diante desse contexto, tornou-se necessário que as instituições parceiras organizassem o planejamento de alocação dos estudantes, estabelecendo quantitativos e fluxos. Assim, o presente Termo de Compromisso foi celebrado entre o TJAC e as instituições participantes para definir as responsabilidades de cada uma.

Os alunos terão a oportunidade de vivenciar na prática o funcionamento do Poder Judiciário, contribuindo para seu aperfeiçoamento acadêmico e profissional. Além disso, o TJAC poderá contar com o auxílio dos estagiários na Central de Atermação, o que possibilitará uma maior agilidade e eficiência na prestação dos serviços judiciais.

“Essa parceria é um passo importante para a integração entre academia e judiciário. Essa parceria promoverá o intercâmbio de conhecimentos e experiências, fortalecendo a formação dos futuros profissionais do Direito e contribuindo para a melhoria do sistema de justiça no estado do Acre”, disse a desembargadora.

 

Andrea Laiana Coelho Zilio | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.