Tribunal de Justiça reforça práticas de sustentabilidade como forma de incentivo à leitura

Ação da justiça estadual faz parte da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU), composta por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 

O Tribunal de Justiça do Acre, por meio do Núcleo Socioambiental Permanente (Nusap), coordenado pela desembargadora Waldirene Cordeiro, em alusão a Semana da Amazônia, tem reforçado as práticas de sustentabilidade. Exemplo é o projeto Biblioteca Compartilhada, atividade que incentiva a leitura às partes de processos judiciais presentes nos prédios da Justiça e os demais públicos como visitantes, servidoras, servidores, magistradas, magistrados, colaboradoras, colaboradores, entre outros.

Com o escopo da campanha, “Um livro doado é conhecimento compartilhado!”, a ação tem a finalidade que as pessoas não descartem os livros que estão sem uso ou parados, no meio ambiente. Todos podem deixar um livro ou vários e retirá-los quando desejarem ler. 

Os gêneros podem ser de literatura de ficção, história em quadrinhos, para adultos e infantis, bem como revistas. O projeto é uma determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nº 201/2015, revogada pela  Resolução Nº 400 de 16/06/2021.

 

 

Compartilhe conhecimento

A leitura traz conhecimento, armazena informações, com ela podemos realizar trabalhos e construir textos com significados e objetivos. Em 2020, apenas 49% dos rio-branquenses seriam leitores, o que equivale a 172 mil pessoas na capital e 76% sabe ou ouviu falar que existe uma biblioteca pública, segundo pesquisa “Retratos da leitura no Brasil”.

 

 

Como posso doar?

Para ajudar com o projeto, as pessoas podem doar  revistas, gibis, livros, principalmente os de leitura fácil, como romances, atualidades, biografias ficção e não ficção nos locais de coleta. Devem ser evitados livros de caráter muito técnico, como tratados, ensaios, Vade Mecum, etc.

Pontos de Coleta

  • Guarita da Sede do TJAC;
  • Palácio da Justiça;
  • Guarita da Cidade da Justiça; e
  • Guarita do Fórum Barão do Rio Branco.
Claudio Angelim - estagiário sob supervisão | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.