Esjud promove Programa de Formação de Formadores (FOFO) Nível 1 / Módulo 1

Atividade teve foco no planejamento da atividade docente e na construção de plano de aula no contexto da magistratura.

Durante cinco dias seguidos, a Escola do Poder Judiciário do Acre (Esjud) oportunizou uma formação didático-pedagógica, que propiciou a um só tempo reflexões relevantes sobre a prática educativa, e capacitação para se elaborar o planejamento da atividade docente (plano de aula), com foco no desenvolvimento de competências.

O êxito do curso atinente ao “Programa de Formação de Formadores (FOFO) Nível 1 / Módulo 1” é atestado pelos seus protagonistas, alunas(os) que apreenderam na semana passada a articulação de saberes para aplicação no contexto da magistratura.

Com 30 discentes participantes (entre magistrados e servidores), o curso foi credenciado pela Escola Nacional de Formação de Magistrados (Enfam).

A importância

O desembargador Elcio Mendes assinalou que a agenda vai ao encontro de uma das diretrizes da atual Direção do Órgão de Ensino, que é a profissionalização das equipes de trabalho e rotinas de produção.

O diretor da Esjud, que também foi aluno do FOFO 1, exaltou o fato de a atividade ser conduzida por dois servidores do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), o que representa a valorização do corpo funcional da Instituição, a “prata” da casa. “A construção de um Judiciário mais forte passa pela Escola, e este curso simboliza exatamente isso. O processo de ensino-aprendizagem é fundamental para alcançarmos as metas e objetivos, e nada mais estratégico que dar oportunidade aos nossos servidores, e buscar revelar os novos talentos”, finalizou.

Opinião

“Oportunidade magnífica de valorização, de descobrir potencialidades, com as pessoas que conhecem bem a nossa realidade, e a do Tribunal. A Escola nos ofereceu tudo para crescermos, desde o material, o espaço, até os professores. Só temos que agradecer”, declarou Vanísia de Freitas, servidora que atua na Central de Processamento Eletrônico (Cepre).

Um dos formadores da agenda educacional, Breno Cavalcante destacou que durante a formação de formadores “foi apresentada e discutida uma prática docente reflexiva, tendo como ponto de partida e de chegada a realidade, sendo possível desenvolver competências para a prática jurisdicional”.

O formador Odson Moreira fez uma análise das 24 horas-aula, apontando os resultados obtidos. “As essas expectativas foram superadas a cada encontro. Manifesto-me extremamente feliz com o que construímos juntos, com as experiências em sala de aula, com o envolvimento e participação de todos nas tarefas com metodologias ativas”.

Outro aluno que aprovou a capacitação foi o servidor Guilherme Menegazzo, também da Cepre, principalmente pelo caráter prático. “Extremamente importante, pois proporcionou um crescimento como um todo, nos ajudando a desenvolver as competências necessárias, e entender a responsabilidade sobre os conteúdos a serem ministrados em sala de aula. Sem dúvida, vai nos ajudar a oferecer um melhor serviço para os jurisdicionados”, disse.

Ao final dos trabalhos, a turma conseguiu elaborar um Plano de aula coeso e coerente com essas diretrizes adotadas, o que permite mais eficiência e resultados ainda mais positivos nas formações da Esjud.

Marcos Alexandre/Esjud | Comunicação TJAC

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