Administração do TJAC realiza encontro com toda a magistratura acreana

Encontro realizado na Escola do Poder Judiciário busca o alinhamento da gestão para a melhoria na prestação dos serviços jurisdicionais

Em uma sala de aula da Escola do Poder Judiciário, com intuito de melhorar a missão de atender a população com uma prestação jurisdicional cada vez mais célere e eficaz, a Administração do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) promoveu um encontro simbólico nesta quarta-feira, 13, com a participação de 53 juízas e juízes de Direito (seis participações em formato virtual), que integram a magistratura acreana.

A presidente do TJAC, desembargadora Regina Ferrari, o vice-presidente, desembargador Luis Camolez, e o corregedor-geral da Justiça, desembargador Samoel Evangelista, iniciaram o encontro dando boas-vindas aos participantes, ressaltando a importância do trabalho em equipe. Prestiaram também esse importante momento da gestão, a desembargadora Denise Bonfim, e o desembargador Francisco Djalma.

O encontro teve caráter de formação, por meio do Programa Saber Sem Fronteiras, credenciado pela Escola de Formação de Magistrados (Enfam), e teve uma programação durante toda a tarde, que contou com dinâmicas e diálogos também sobre o Prêmio de Qualidade do Conselho Nacional de Justiça (CNJ); Diagnósticos dos principais indicadores de desempenho das unidades judiciárias do 1º grau, Juizados e Turmas Recursais; Alinhamento e estratégia de Resultados: Construção da Excelência da Prestação Jurisdicional na Central de Processamento Eletrônico (Cepre); Resolução nº 219 – Equalização da força de trabalho; Gestão – desafios e conquistas.

 

A presidente do TJAC, desembargadora Regina Ferrari, ressaltou a importância da conscientização de todos os profissionais do Judiciário, de que a gestão não se trata de uma pessoa, pois cada um é peça fundamental nesse processo.

A desembargadora utilizou a metáfora dos estudos sobre os vagalumes, diante da sincronia do pulsar de suas luzes, que é chamada de sistema positivo, para ilustrar a importância do trabalho em equipe. “No livro chamado Grande Potencial, de Shawn Achor, ele explica se um vagalume brilhar sozinho na escuridão, ele tem menos chances de sucesso do que se outros acenderem suas luzes também. Muitas vezes trabalhamos muito bem sozinhos, mas a nossa métrica para o alto desempenho no Tribunal é como com os vagalumes – em sincronia – no sistema positivo. O sucesso não se restringe a atributos pessoais e sua luz própria, mas sim da capacidade de conectar com pessoas, colaborar com elas. Todos os atributos do nosso potencial – a inteligência, criatividade, engajamento, liderança – são interconectados com os de outras pessoas”, disse Ferrari.

 

 

O vice-presidente, desembargador Luis Camolez, apresentou uma dinâmica em grupo e ressaltou a importância da união de todas as magistradas(os), servidoras(es). “Estamos felizes com esse momento, e esperamos que daqui saiam os melhores encaminhamentos para melhorarmos ainda mais nossa atuação”.

O corregedor-geral, Samoel Evangelista, explanou sobre fluxo de trabalho e áreas que merecem mais atenção. “Esperamos que esses dois dias de discussão com magistradas(os), servidoras(es), consigamos resultados positivos para o Poder Judiciário acreano. A nossa visão é sempre agregadora, baseada na transparência e com o compromisso de contribuir com o nosso melhor empenho para equacionar as crescentes demandas que acorrem o Poder Judiciário do Acre. Confiamos na dedicação de todos e todas magistrados e magistradas, assim como confiamos na dedicação de todas as servidoras e servidores. Nós podemos e nós seremos vitoriosos. Somente juntos lograremos Êxito na missão de distribuir justiça e garantir os direitos dos cidadãos com agilidade e eficiência”, frisou. 

Em sua participação, o diretor da Esjud também falou da simbologia do evento. “Há muito tempo que o Tribunal não tinha um momento como este, uma oportunidade tão especial de integração, reunindo os profissionais da capital e das Comarcas, por meio de um de uma capacitação, uma formação. Estamos à disposição com a Escola do Poder Judiciário, para contribuir com o crescimento e a qualificação da Instituição”.

Texto: Andréa Zílio / Foto: Elisson Magalhães | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.