TJAC articula implantação de Centros Integrados de Justiça e Segurança Pública em municípios isolados

Com a união de serviços do Sistema de Justiça e Sistema de Segurança Pública, projeto pretende proporcionar mais acessibilidade aos cidadãos que vivem em regiões de difícil acesso

Em um importante passo em prol da aproximação dos serviços de justiça e segurança pública à população, a presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargadora Regina Ferrari, se reuniu com o secretário de Estado de Obras Públicas (Seop), Italo Lopes, o diretor de Planejamento, Esteferson Rocha, e o deputado federal, coronel Ulysses. O encontro, realizado nesta segunda-feira, 7, teve como objetivo discutir a implementação de Centros Integrados de Justiça e Segurança Pública em municípios isolados do estado.

Com a implantação desses centros, o intuito é reunir os serviços do Sistema de Justiça e da Segurança Pública, proporcionando maior acessibilidade aos cidadãos que vivem em regiões remotas e de difícil acesso. Essa iniciativa visa garantir que os Poderes Judiciário e Executivo estejam mais próximos da população, facilitando o acesso à justiça e a serviços essenciais de segurança.

Segundo a presidente do TJAC, a proposta é instalar os centros nos municípios de Marechal Thaumaturgo, Jordão e Santa Rosa. A criação dos Centros Integrados de Justiça e Segurança Pública representa um avanço significativo para a garantia dos direitos dos cidadãos que residem em áreas mais afastadas dos grandes centros urbanos do Acre. Esses locais concentrarão serviços e atendimentos jurídicos e policiais, proporcionando uma abordagem mais eficiente na resolução de questões legais e de segurança.

Durante a reunião, a desembargadora Regina Ferrari ressaltou a importância dessa parceria entre o Poder Judiciário e o Executivo, e o gabinete do parlamentar, destacando que a proximidade das instituições com a população é fundamental para fortalecer a democracia e promover a justiça social. Além disso, enfatizou que a integração das ações do judiciário e das forças de segurança contribuirá para reduzir a criminalidade e aumentar a sensação de segurança nos municípios mais distantes.

O secretário de Estado de Obras Públicas, Ítalo Lopes, reforçou o compromisso do governo em apoiar essa iniciativa e destacou que o investimento em infraestrutura é fundamental para garantir que os Centros Integrados possam operar adequadamente, oferecendo estrutura adequada para os profissionais que atuarão nessas unidades.

Por sua vez, o deputado federal, coronel Ulysses, que vai destinar emenda parlamentar para o projeto, ressaltou a relevância do projeto para a população dos municípios isolados, para aprimorar a prestação de serviços públicos nessas regiões.

A implantação dos Centros Integrados de Justiça e Segurança Pública é um passo promissor para aprimorar o acesso à justiça e melhorar a segurança nas áreas mais afastadas do Acre.

Texto: Andréa Zílio / Foto: Fernando Sobrinho | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.