Obras de artes de Ueliton Santana são expostas no Tribunal de Justiça do Acre

Elementos da natureza e da cultura amazônica e acreana são retratadas nas telas do artista plástico natural de Sena Madureira. A exposição, trazida para o Judiciário por causa da Semana do Meio ambiente, permanece aberta ao público até o dia 6 de julho

Onça, seringueiras, aves, calçadão da gameleira, mapa do Acre, povos originários, cores, luzes estes são alguns dos inúmeros elementos possíveis de serem encontrados nas pinturas que compõem a exposição “Ambiente Amazônico” do artista plástico Ueliton Santana, que foi aberta para público, nesta quarta-feira, 7, no hall das câmaras dentro da sede do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC).

Abertura da exposição fez parte da programação da Semana do Meio Ambiente, promovida pelo Judiciário acreano, entre os dias 5 a 7 de junho. Contudo, será possível apreciar as criações do artista acreano, natural de Sena Madureira, durante todo o mês, até o próximo dia 6 de julho.

As 15 obras apresentadas são composições que retratam a biodiversidade e a riqueza cultural da região amazônica e acreana. Assim como diz o ditado, que diz não se pode banhar duas vezes do mesmo rio, em cada observação das pinturas de Ueliton é possível se surpreender com algo novo, escondido na trama narrativa das obras.

As produções, ainda conscientizam sobre a importância da necessidade de preservar os saberes tradicionais e a biodiversidade, como comentou a desembargadora-presidente do TJAC, Regina Ferrari. “O ambiente amazônico está aqui exposto por meio dos olhos do artista, que com muita sensibilidade traduziu o seu olhar contemplativo sobre todas as paisagens, todas as nossas plagas amazônicas, rios, barcos. Nessas telas podemos ver cansaço, dores, mas, alegrias e muito verde da esperança”, comentou a presidente.

 

 

Toda a programação desta Semana do Meio Ambiente foi organizada pelo Judiciário por meio do Núcleo Socioambiental Permanente (Nusap) e da Gerência de Qualidade de Vida. Além disso, durante a vernissage, que contou com a presença dos desembargadores e desembargadores do Tribunal, foram entregues mudas de plantas e árvores.

Para a coordenadora do Nusap, desembargadora Waldirene Cordeiro, é preciso refletir e agir pela conservação da vida no planeta. “Essa exposição marca a continuação dos trabalhos realizados pela proteção do meio ambiente durante essa semana. A pauta é reuse, reutilize, recicle e repense. Esse é o nosso trabalho, não só no nosso Judiciário, mas na nossa casa. Tudo é finito nesta terra. Nós temos que contribuir cada vez mais com a proteção do meio ambiente pela nossa casa”, disse Cordeiro.

Serviço

Exposição “Ambiente Amazônico”

15 telas do artista plástico Ueliton Santana

Data: até 06/07

Horário: das 7h às 14h

Local: sede do TJAC

 

Emanuelly Falqueto | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.