Juízas e juízes realizam plantio de árvores na Cidade da Justiça

A experiência entregou novas formas de perceber o espaço institucional, onde todos podem estar presentes exercitando a alteridade e cidadania

“Eu não caminho para o fim, eu caminho para as origens”, escreveu Manoel de Barros, poeta pós-modernista brasileiro. Na Semana do Meio Ambiente, o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) sensibiliza a comunidade acreana sobre o valor da Amazônia e o papel de cada cidadão no protagonismo de um direito fundamental:

Art. 225 – Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.

Constituição Federal

Nesta quarta-feira, 7, a gestão do TJAC e do Núcleo Socioambiental Permanente (Nusap) convocaram as magistradas e magistrados da Cidade de Justiça de Rio Branco para realizarem o plantio de árvores, que foram fornecidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia). Neste ato simbólico, todos assumiram o compromisso público de serem embaixadores(as) de boas práticas nas suas unidade judiciárias.

 

 

A coordenadora do Nusap, desembargadora Waldirene Cordeiro, reafirmou que a sustentabilidade integra o planejamento estratégico do TJAC, por isso ações engajadas com o meio ambiente não ocorrem apenas de maneira pontual na rotina da instituição. “O tribunal acreano é o único do país que possui uma área de preservação”, destacou. A desembargadora exemplificou ainda outras ações vigentes: coleta seletiva, horta compartilhada, redução do consumo de papel por meio do aprimoramento dos recursos tecnológicos, usina fotovoltaica, recolhimento de pilhas e baterias.

O TJAC institucionalizou a Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável, um ideal que só pode ser alcançado com a realização de objetivos integrados. O desenvolvimento sustentável é o resultado do equilíbrio de três dimensões: a econômica, social e ambiental. Portanto, a presidente do TJAC, desembargadora Regina Ferrari, enfatizou que a mobilização de hoje renova o convite para que todos possam semear atitudes que gerem bons frutos. Deste modo, também foram distribuídas mudas de plantas para as servidoras e servidores, multiplicando o impacto positivo da iniciativa.

 

Miriane Teles/ Fotos: Andréa Zílio | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.