Integração de Sistema de Automação entra no ar nesta segunda-feira, 29

Ferramenta que coloca o Aviso de Recebimento (AR) dos Correios integrado ao Sistema de Automação da Justiça evitará fluxo de trabalho manual e dará mais celeridade ao serviço 

A partir de segunda-feira, 29, o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) coloca em funcionamento o uso de Aviso de Recebimento (AR) dos Correios, que integra o Sistema de Automação da Justiça (SAJ), garantindo mais celeridade das comunicações entre as partes envolvidas em um processo judicial.

A ferramenta vem sendo implantada desde abril deste ano. Com a integração deste serviço ao Sistema de Automação da Justiça, é possível enviar notificações e intimações de forma mais ágil e eficiente, reduzindo o tempo de tramitação dos processos, otimizando mão de obra e reduzindo custo com uso de papel.

Com a automatização do processo de envio se evita a execução de tarefas manuais como envelopar, carimbar, gerar guia, levar aos correios, depois digitalizar os comprovantes. Dessa forma, a versão digitalizada já é juntada automaticamente no processo digital, reduzindo etapas e sendo atualizada automaticamente devido a integração entre o sistema SAJ com o sistema dos Correios.

O aviso de recebimento dos Correios é um comprovante que atesta que a correspondência enviada foi recebida pelo destinatário ou por alguém autorizado por ele. Esse comprovante é importante para evitar alegações de que a notificação ou intimação não foi recebida, o que poderia atrasar o andamento do processo.

 

 

A juíza-auxiliar da presidência, Zenice Mota, diz que o serviço de aviso de recebimento dos Correios, integrado ao Sistema de Automação da Justiça, “é uma ferramenta importante para garantir a celeridade e a eficiência do serviço de justiça, reduzindo o tempo necessário para o envio e recebimento de notificações e intimações”.

A Diretoria de Tecnologia e Informação (Ditec) iniciou a implantação delineando modelos de documentos com as varas que serão atendidas pelo serviço. O projeto piloto será desenvolvido em nove unidades judiciárias, sendo: a Vara de Execução Fiscal, na 1ª, 2ª e 3ª Vara de Família e nas cinco unidades de competência cível de Rio Branco.

Andréa Zílio | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.