Desembargadora Eva Evangelista participa da Sessão Solene pelo Dia da Mulher na Aleac

Desembargadora que é coordenadora estadual das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Ouvidoria da Mulher do TJAC, representou o Poder Judiciário na atividade

Nesta quinta-feira, 9, foi realizada a Sessão Solene em homenagem ao Dia da Mulher na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac). A decana da Corte Acreana, desembargadora Eva Evangelista, que é coordenadora estadual das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Ouvidoria da Mulher (Comsiv) do Tribunal de Justiça do Acre, representou o Poder Judiciário na atividade e foi uma das homenageadas pelo trabalho relevante que desempenha no combate à violência doméstica. 

Em pronunciamento, o presidente da Aleac em exercício, o deputado Pedro Longo, assinalou que o Poder Legislativo tradicionalmente saúda as mulheres para que a data seja marcada na Casa do Povo. Neste ano de 2023, a deputada Michele Melo foi a proponente da solenidade: “felizmente, temos um plenário que está cheio de mulheres que tem voz, tem trabalho, que inspiram e fazem parte das transformações empreendidas no Acre”.

Com efeito, o local estava ocupado por mulheres que atuam em vários segmentos do Estado e da sociedade civil e que receberam diversas homenagens ao longo da cerimônia. De igual modo, a desembargadora Eva Evangelista foi reverenciada por vários atores e autoridades, que juntos comemoram a redução dos índices de violência no estado.

Em seu discurso, ela falou sobre o avanço do papel da mulher. “Antigamente, a figura do juiz era hermética, fechada em suas atribuições. O juiz só falava no processo, operando em um espaço de hierarquia e dominação masculina”, relembrou a decana. Desse modo, ilustrou que o tribunal vive um momento diferente, no qual hoje mesmo está realizando uma ação social na rua em frente ao Palácio da Justiça, Mulher Cidadã, no qual a instituição abre suas portas para a inclusão e promoção de direitos. 

A desembargadora lembrou também dos oito anos de aprovação da Lei do Feminicídio destacando ser uma caminhada muito delicada, que o Acre já esteve no topo do ranking desse crime, e que a sociedade como um todo deve trabalhar ainda mais para que essa posição caia.

Eva Evangelista celebrou conquistas nas ações do Judiciário acreano ressaltando a criação da 2ª Vara de Proteção à Mulher e Ouvidoria da Mulher, bem como a interiorização da Rede de Proteção, e dos Grupos Reflexivos, criação do Centro de Atendimento a mulher vítima e do Centro de Atenção à Vitima.

Por fim, a decana da Corte acreana convidou todo o público para comparecer no Sarau Cultural que encerra a 23ª Semana da Justiça pela Paz em Casa, que ocorre às 16h30.

Miriane Teles | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.