Administração do TJAC visita abrigados em Parque de Exposições

Tribunal de Justiça do Acre e Associação dos Magistrados do Acre continuam com campanha de arrecadação de alimentos, kits de limpeza, água, roupas, cobertores e colhões, para destinar aos atingidos pela alagação

Já são cinco cidades atingidas pela enchente que deixou centenas de famílias desabrigadas. Um drama em que muitas delas perderam absolutamente tudo ao terem suas casas alagadas. Nesta terça-feira28, a presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargadora Regina Ferrari, acompanhada do vice-presidente, desembargador Luis Camolez, esteve no Parque de Exposições de Rio Branco, que já abriga cerca de 500 pessoas e está sendo preparado para receber mais dos atingidos. 

Durante a visita, a presidente Regina Ferrari foi recebida pelo prefeito de Rio Branco, Tião Bolacom, e  reforçou o compromisso do Poder Judiciário acreano e da atual gestão do Tribunal com o momento, inclusive, na realização da campanha que está coordenando junto a Associação dos Magistrados do Acre, com a arrecadação de alimentos, kits de limpeza, roupas, cobertores, colchonetes nos prédios do Judiciário: sede do TJAC, Cidade da Justiça, Palácio da Justiça e Fórum Barão do Rio Branco.

Além também da arrecadação financeira por meio da  chave PIX 01.709.293/0001-43 (CNPJ). O recurso está sendo usado para compra de kit de limpeza e alimento e toda a arrecadação está sendo destinada para associações e grupos que atuam no apoio aos atingidos. 


Durante a visita, a presidente do TJAC ressaltou que foi estartado a normativa sobre um plano de contingenciamento no sentido de iniciar as doações, as proteções aos fóruns e aos serviços judiciários, bem como a priorização do Poder Judiciário em atender todas as demandas que chegarem emergencialmente acerca dos desastres causados pela inundação.

“Hoje teremos reunião com a Defensoria Pública do Estado para tratarmos sobre recomposição da documentação. Muitas pessoas perderam os registros de nascimento, de casamento e outros documentos. E muitos desses documentos são possíveis serem obtidos novamente nos cartórios. Então o juiz de Direito Edinaldo Muniz, titular da Vara de Registros Públicos, Órfãos e Sucessões e de Cartas Precatórias Cíveis da Comarca de Rio Branco, estará nessa reunião para tratar sobre as demandas prioritárias nesse momento, pois alguns serviços dependem dos documentos”, disse a presidente. 

A desembargadora também ressaltou que o Judiciário dá as mãos a toda à coletividade do estado do Acre “afim de que todos possam ser atendidos no Judiciário com as demandas específicas que se fizerem necessárias. O judiciário está preparado para atender”. 

O vice-presidente do TJAC, desembargador Luis Camolez reforçou que esse é um momento de união. “O Judiciário tem se empenhado a contribuir em tudo que é possível. Tivemos, inclusive, servidores do Judiciário também atingidos. Esse é um momento de muita união e trabalho”, disse. 

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom agradeceu o apoio e a presença da administração do TJAC. “A presença de todos nos fortalece. Estamos em regime de guerra. Estamos tomando as providências possíveis, e toda ajuda é muito importante e bem-vinda. Agradecemos muito ao apoio e esforço do Judiciário”, disse. 

 

Texto: Andréa Zílio / Fotos: Val Fernandes | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.