TJAC e TJTO assinam Termo de Cooperação entre Escolas Judiciárias

O fomento à capacitações e estudos científicos deve ser ampliado a partir da estruturação de novas possibilidades formativas

Na manhã desta terça-feira, 7, foi assinado o Termo de Cooperação entre o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) e o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO). Com as assinaturas da desembargadora-presidente Regina Ferrari, do desembargador Élcio Mendes, diretor da Escola do Poder Judiciário (Esjud) e do desembargador Marco Villas Boas, diretor Geral da Escola de Magistratura de Tocantins, foi oficializada a parceria institucional.

O documento estabelece a abertura do diálogo para o intercâmbio entre as instituições. Nesse sentido, a presidente do TJAC evidenciou a missão da Esjud no exercício da justiça, no fortalecimento do respeito  e direitos fundamentais da pessoa humana.

O diretor da Esmat sinalizou a disposição institucional para prospectar oportunidades educativas. “Eu vejo com excelentes olhos esse compartilhamento, porque o desenvolvimento tem como resultado o progresso de todo o Poder Judiciário”, afirmou Vilas Boas.

O diretor da Esjud compartilhou que inicia sua gestão com felicidade, porque a nova fase é inaugurada com uma conquista direcionada a solidificação e engrandecimento da escola acreana. Recentemente, a Esjud também foi contemplada com um Termo de Cooperação com o governo do Estado para sua reestruturação física, obras que se iniciam neste primeiro semestre de 2023.

O Poder Judiciário do Tocantins possui uma experiência pioneira. A Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat) desenvolve formações e aperfeiçoamentos certificados, é credenciada como escola governamental, possui um mestrado profissional com nota 4 e um pedido de doutorado em andamento junto a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Uma das boas práticas destacadas pelo diretor da Esmat foi o projeto de inserção sociopolítica para indígenas, na qual foram redigidas cartilhas nas linguagens das etnias. Nesse sentido, a unidade educacional desenvolve outras iniciativas voltadas exclusivamente aos direitos humanos, ofertando à comunidade científica e jurídica ferramentas para a pacificação social e paz.

A reunião foi desenvolvida com a equipe completa da nova gestão: vice-presidente desembargador Luís Camolez, corregedor-geral da Justiça, desembargador Samoel Evangelista, e os juízes-auxiliares da Presidência Zenice Cardozo e Giordane Dourado. Deste modo, delineando desde os primeiros momentos uma atuação sintonizada para o progresso.

“Caminharemos juntos!”

Ao fim do encontro, o desembargador tocantinense entregou a outorga do “Medalhão ESMAT” à desembargadora-presidente do TJAC e ao diretor da Esjud, reconhecendo a contribuição para a construção do conhecimento, incentivo de boas práticas e dedicação ao aprimoramento da prestação jurisdicional.

A comenda emocionou a desembargadora em seu primeiro dia de gestão à frente do tribunal. Ela se disse honrada pela comenda e partilhou um pouco de sua trajetória: “meu primeiro emprego formal foi de professora municipal na zona rural. Aquele era um grande desafio e que me marcou profundamente. Recentemente, eu estava na direção da Esjud e ali transbordou meu amor pela educação judicial, onde foi possível sonhar e costurar novos planos para a disseminação do saber, que agora seguem sendo engrandecidos com novas contribuições”.

Texto: Miriane Teles / Fotos: Ana Paula Batalha | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.